• Carregando...

O Hospital de Clínicas (HC) da UFPR agora conta com um colposcópio. O aparelho permite visualizar lesões microscópicas presentes na vulva, vagina e no colo do útero, que podem ser indícios de violência sexual. Ele permite ainda coletar material com o DNA do agressor, para posterior identificação. Com previsão de chegada para o final do mês de agosto, o aparelho seráum grande aliado em diagnóstico nas 72 horas após a ocorrência de estupro. Este período é considerado fundamental para identificar lesões, casos de gravidez ou contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O exame é indolor e leva até dez minutos. O HC atende uma vítima de estupro a cada 24 horas, o equivalente a 30 mulheres por mês. O aparelho é uma aquisição da Associação de Amigos do Hospital de Clínicas (Amigos do HC), entidade beneficente de auxílio financeiro à instituição.

Espaço da Criança

Já o setor de Educação da UFPR acaba de inaugurar o seu Espaço da Criança. O lugar nada mais é do que uma sala no edifício Dom Pedro I (campus Reitoria), que foi reformada para atender alunas do setor que são mães. Com cores e borboletas nas paredes, a sala também recebeu brinquedos, para atender os pequenos de forma lúdica. Segundo a diretora da Educação, Andrea Caldas, a UFPR não pode criar uma creche em suas dependências por motivos jurídicos e administrativos. A sala recém-inaugurada é apenas um espaço de espera, para dar mais conforto aos filhos que muitas vezes já acompanham suas mães em sala de aula. Para utilizar o espaço, alunos e funcionários da UFPR podem fazer um cadastro na direção do setor de Educação, no 2.º andar do edifício.

Divulgação

Prancha do Mineirinho

Amantes do surfe podem concorrer a uma prancha do brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho (foto), e,de lambuja,ajudar a ONG Parceiros do Mar. A organização trabalha com segurança no mar e conservação ambiental, e foi criada depois que a surfista Renata morreu. Ela ficou enroscada em artefato ilegal de pesca, na praia de Coroados, Litoral do Paraná, em 2012. Mineirinho doou sua prancha, que vai ser sorteada em uma rifa, ao custo de R$ 5 cada bilhete. A compra dos números pode ser feita até o próximo sábado (15). Os pontos de venda estão listados na página www.facebook.com/SurfSeguro ou pelo email rafacomll@gmail.com.

Cursinho solidário

O Cursinho Solidário tem 100 vagas abertas para estudantes carentes se inscreverem no superintensivo de preparação para o Enem e vestibular. Idealizado pela ONG Formação Solidária, o projeto atende estudantes de escola pública há 13 anos. As aulas são no Curso Positivo (sede Batel) e na UTFPR, de segunda-feira a sábado. As inscrições custam R$ 45 e vão até 16 de agosto, pelo site www.cursinhosolidario.org.br. A seleção é feita em duas fases. A primeira é uma prova de conhecimentos gerais, marcada para 23 de agosto. A segunda, em 29 de agosto, consiste em uma entrevista com assistentes sociais. Mais informações pelo (41) 3234-2363.

Igreja anglicana

Todas as quintas-feiras, a Igreja Anglicana de Curitiba abre suas portas para acolher moradores de rua em ações sociais. São distribuídos pratos de comida, material de higiene (como aparelhos de barbear e escova dental), roupas e sapatos. Além disso, quem quiser pode aproveitar o chuveiro do local para tomar banho. Bancos da igreja são removidos e dezenas de pessoas se reúnem no espaço. A ação ocorre todas as semanas, a partir das 11h30, no salão da igreja (Av. Sete de Setembro, 3927).

Ao gosto da Stresser

É no próximo sábado (15) a quarta edição da feira gastronômica “Ao Gosto da Stresser”. Ao todo, 18 empreendedores da Rua Augusto Stresser irão expor seus trabalhos. Além das atrações gastronômicas, lojas dedicadas ao design devem expor seu mobiliário e peças de decoração. A feira é na Praça Santa Filomena, esquina das ruas Augusto Stresser e Presidente Rodrigo Otávio, das 11h às 19h. Mais informações na página do evento no Facebook, em www.facebook.com/RuaAugustoStresser.

Colaborou: Naiady Piva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]