A imagem de um agricultor de Nova Mutum (MT) que, acocorado, observa algum detalhe de sua lavoura de soja, tendo ao fundo uma daquelas fortíssimas pancadas de chuva típicas do Centro-Oeste (foto), foi uma das 12 escolhidas pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para compor seu calendário deste ano. É mais um trabalho do repórter-fotográfico Jonathan Campos, que tem acompanhado a Expedição Safra projeto do Núcleo de Agronegócio da RPC, e que se soma aos muitos prêmios conquistados por profissionais da Gazeta do Povo.
UFPR no Haiti
Três pesquisadores do Centro de Apoio em Desastres (Cenacid) da UFPR viajaram ontem para o Haiti, onde irão trabalhar no processo de reconstrução do país destruído por um terremoto há um mês. A missão foi solicitada pelo Gabinete de Segurança Institucional, vinculado à Presidência da República. A equipe ficará por oito dias e vai trabalhar na consolidação do núcleo de assistência comunitária, no apoio à gestão dos recursos e na avaliação da situação e das necessidades do país. O grupo vai usar o software Vicon Desastres, desenvolvido pelo próprio Cenacid, e que vai facilitar as avaliações.
Bitucas no lixo
A Associação dos Amigos do HC (AAHC) tem uma sugestão ecológica para o problema das bitucas de cigarro nas calçadas, abordado pela coluna. A instituição tem à disposição 1.400 cinzeiros ecológicos, que servem para colocar as bitucas e as cinzas. Cada unidade do produto custa R$ 5,00, e empresas que quiserem distribuir para seus funcionários têm desconto. A receita da venda vai para os trabalhos sociais da entidade. Informações: 0800-6011010 ou (41) 3091-1000.
Desrespeito à lei
Turista estrangeiro percebeu que algumas linhas de ônibus de Curitiba estão rodando pela cidade com um motorista que também tem a função de cobrador. Ele acha que, com a dupla função, os motoristas estão desrespeitando leis básicas de trânsito, pois muitos arrancam o veículo e, ao mesmo tempo em que dirigem, precisam se preocupar em dar o troco, colocando assim em perigo constante a sua vida e a vida dos passageiros. O homem tem razão.
Barão do Serro Azul
O Centro de Letras do Paraná desafia os paranaenses a registrar com mais profundidade a história do estado. Uma dass maneiras é participar do I Concuso de Monografia com o tema "Barão do Serro Azul - homem, empresário e herói", com distribuição de R$14.000,00 em prêmios. O centro lembra aos interessados que as inscrições se encerram no próximo dia 23 de fevereiro. Informações: (41) 3222-7731 ou (41) 3029-0856.
Sangue sobrando
Na sexta-feira a coluna relatou o caso de uma doadora antiga que não pode doar no Hemepar porque não tinha um documento original, e na edição de ontem publicou um esclarecimento do Hemepar. Chegaram mais duas reclamações de doadores impedidos de doar. Um deles foi informado pelo Hemobanco de que o estoque "do seu tipo de sangue" estava completo. Outra leitora, que também é doadora há mais de cinco anos, foi com a filha no Hemobanco entre o Natal e o ano-novo, e teve de ficar em pé por mais de uma hora antes de fazer a doação.
* * * * * * *
Se eu fosse...
Meu sonho é ser juiz. Mas isso pode demorar. No ano passado eu tive de parar os estudos um pouco, porque a coisa apertou lá em casa. Mas eu prometi pra minha mãe e pra mim mesmo que vou terminar o Ensino Médio e depois, não sei como ainda, fazer o curso de Direito. E quando eu for juiz pretendo tomar minhas decisões considerando o lado social, e não só a lei fria. Acho que falta isso na Justiça, que dificilmente sai pro lado dos mais pobres.
Paulo Renato, motoboy autônomo de São José dos Pinhais.
* * * * * *
Banho bem cedo
A garotada que tomava banho sábado cedinho no lago da Praça Carlos Gomes não podia nem alegar que estava calor. Afinal, a temperatura até por volta das 10 horas era bem agradável. Mas havia uns cinco ou seis garotos, nadando e mergulhando, e um adulto do lado de fora "fazendo a segurança". Nem ligavam para aquela placa que proíbe o banho, e onde algum engraçadinho colou a imagem de uma lâmina de barbear daquelas antigas, tipo "gilete".
* * * * * * *
"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
Madre Teresa de Calcutá, religiosa nascida na Albânia.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião