| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina
CARREGANDO :)

O modelo de apartamentos talvez não seja o mais adequado às famílias de renda muito baixa beneficiadas pelo programa federal Minha Casa Minha Vida. Em Londrina, no Norte do estado, o valor médio do condomínio cobrado no Residencial Vista Bela (foto) está em R$ 120 – maior até que a prestação que as famílias pagam pelos imóveis. A questão é que as famílias do Vista Bela, antes de receber os imóveis, viviam em grande parte em situação de vulnerabilidade social, e o valor do condomínio estaria fazendo a inadimplência explodir por lá.

"Minicidade"

Publicidade

O Residencial Vista Bela, na região norte de Londrina, é considerado o maior do Minha Casa Minha Vida. O lugar é uma "minicidade", com cerca de 10 mil moradores, em casas e dez condomínios de apartamentos. As moradias são destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos. A síndica do Vista Bela V, Marisa Souza, conta que, dos 224 apartamentos, 80 (36%) estão inadimplentes neste mês. Ela afirma que há uma dívida acumulada de R$ 44 mil com gás, encargos de funcionários e água.

Soro aquecido (foto 2)

Com a chegada do frio, a concessionária CRR Rodonorte, que administra praças de pedágio da BR-277 e da BR-376 no Paraná (ligação entre Curitiba e as principais cidades no Norte do estado), está usando ambulâncias com soro aquecido. O soro usado nos socorridos é aquecido a 37°, o que diminui o risco de hipotermia no corpo do paciente que recebe a substância. A hipotermia é caracterizada pela queda da temperatura corporal para valores abaixo de 35°C, com a contração dos vasos sanguíneos. Ela pode levar à morte.

Cada um no seu quadrado

O leitor Raul Siqueira reclama da invasão das calçadas da Avenida Silva Jardim por motoristas que não encontram locais na rua para estacionar. Segundo ele, taxistas sobem frequentemente com o veículo no passeio em frente do restaurante Barolo, atrapalhando a travessia dos pedestres. Nas terças-feiras, dia da feirinha do Água Verde, famílias com carrinhos de criança não conseguem passar pela calçada e se arriscam pela via rápida.

Publicidade

24 quadros por segundo

"Eu vejo gente morta."

A frase foi dita pelo personagem mirim do filme O sexto sentido, de 1999.