Há algumas semanas, a grande árvore da foto preocupava muita gente, porque liberava no ar e no solo grande quantidade de elementos capazes de produzir alergia. De fato, as paineiras estão entre os principais agentes alergênicos, tanto em sua florada quanto depois, quando a penugem branca cai dos frutos que se abrem. Agora, porém, a árvore é toda verde, com a volta da cobertura de folhas. E ficou não apenas inofensiva, como também bela.
Leve seu filho
Quanto antes seu filho tiver conhecimento e esclarecimentos sobre a doação de órgãos e de medula óssea, maiores as chances de que ele venha a se tornar um doador. Que tal levá-lo, então, no fórum que o Colégio Saint Michel realiza na próxima sexta-feira, a partir das 19 horas? A programação é aberta ao público, com informações e esclarecimentos sobre como proceder. O Hemepar estará na escola para cadastrar possíveis doadores de medula óssea.
O Colégio Saint Michel fica na Rua Pará, 186, Bairro Água Verde. Informações: (41) 3334-3787.
Eureka! Eu passei!
Atenção estudantes que farão este ano a prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio: a TV Educativa promove amanhã e sexta-feira, das 14 às 16h30, no Canal da Música, dois aulões preparatórios. Quem preferir, poderá acompanhar as aulas ao vivo pelo Canal 9. O programa Eureka! existe desde 2003 é prepara principalmente estudantes sem acesso a cursinhos para vestibulares e para o próprio Enem. A dúvida que fica é se, com a mudança de governo, o programa vai continuar.
Rótulas liberadas
Lembram da semana que antecedeu a eleição no primeiro turno, quando as avenidas estavam repletas de placas e cartazes de candidatos? Felizmente tudo está diferente neste segundo turno. Como só restou a eleição para presidente, aquela babel de fotos e números desapareceu. A rótula que fica na esquina das ruas Mário de Barros e Marechal Hermes, no Centro Cívico, estava ontem com duas placas, e a da Prefeitura completamente limpa. Ainda bem.
Teste de resistência
Um grupo de aproximadamente 50 estudantes da Escola Atuação participa nos dias 29, 30 e 31 próximo fim de semana de um acampamento em que ficarão "desligados" do mundo. As atividades acontecerão em uma chácara na região metropolitana de Curitiba, com regras rígidas de convivência, provas de resistência, gincanas e exibição de filmes ressaltando o valor da família. Os pais escreverão cartas aos filhos isolados, sem celulares ou quaisquer outros meios de comunicação.
Xadrez de primeira
Destaque do xadrez mundial, o enxadrista Alexandr Fier, que cresceu e se projetou dentro do Clube de Xadrez de Curitiba (CXC), fará hoje uma partida simultânea contra até 25 jogadores. Sócios ou não, os desafiantes podem se inscrever (informações no site www.cxc.org.br). O evento, a partir das 18h30, divulga o I Aberto do Brasil Itaipu Binacional, entre 19 e 21 de novembro. O torneio marca a virada de jogo do clube, que volta à cena depois de quase fechar por causa de dívidas.
Choro
Um homem visivelmente envergonhado caminhava ao lado de uma mulher que, aos prantos, quase ficava sem ar ao atravessar a Praça Generoso Marques. Ele parecia pedir desculpas às pessoas que olhavam atônitas. Ao que parece, alguma notícia terrível fizera desandar o pranto da mulher. Até mesmo dois policiais militares que, aliás, estão por toda parte, se interessaram pela cena insólita.
* * * * *
"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada."
William Shakespeare, dramaturgo inglês