Frequentadores do Jardim Botânico, principalmente aqueles que comparecem no início da manhã, estão pedindo uma presença mais ostensiva da Guarda Municipal no estacionamento do jardim diante da ocorrência de casos de assaltos verificados nos últimos dias. A ausência de guardas de prontidão para garantir a segurança das pessoas que, desde as 6 horas da manhã, lá comparecem para praticar o exercício matinal é um convite à presença de marginais no local.
Impensáveis desculpas 1
No trânsito acontece de tudo, desde alguns gestos de boa vontade até e principalmente brigas e discussões. Uma dessas confusões, bem acaloradas, aconteceu durante a semana na frente do Colégio Integral, no Ahú, quando o motorista de um Gol (de cor escura) parou na faixa de segurança que os alunos utilizam para atravessar a Rua Alberto Foloni. Leitor que pretendia atravessar com os dois filhos confessa que ficou muito irritado e que, pela primeira vez na vida, foi acometido de uma fúria quase incontrolável. Depois de muitos palavrões e grosserias, porém, a confusão se dissipou...
Impensáveis desculpas 2
... O leitor envolvido não teve descanso depois do episódio. Quais as consequências de uma situação como essa, muito comum nos dias de hoje e que, não raras vezes, acabam em desgraças maiores, lamentavelmente? "Quem teve culpa? Quem deu motivo? Isso é o menos importante! Precisamos exercitar mais a paciência, a benevolência e a cidadania para que o mundo posso se tornar um pouco menos violento", diz ele. E completa: "De minha parte, com humildade, admito meu erro. Publicamente peço sinceras desculpas ao cidadão que estava no Gol citado". Ah, se houvesse mais gente assim!
De nada vale
Uma academia de ginástica encontrou uma forma diferente de incentivar a prática de exercícios físicos para o bem-estar das pessoas. Segundo a propaganda vista em alguns pontos da cidade, de nada adianta ser rico e ter belas roupas se o melhor da vida se pratica pelado. Portanto, é preciso estar bem condicionado.
Preferência dúbia
Atenção, prefeitura de Curitiba: talvez por causa de falhas na sinalização na esquina da Rua Paulo Martins com a Praça Divina Pastora, nas Mercês, os motoristas estão desobedecendo à via preferencial, que é de quem vem pela Manoel Ribas e contorna a praça. Como os motoristas que circulam pelas duas vias estão agindo como quem tem a preferência, o perigo se tornou enorme.
Concentração
A vizinhança da Praça da Espanha, cada vez mais movimentada, tem algumas curiosidades. O comércio está crescendo e se sofisticando. Anos atrás, havia uma ótica instalada em uma das esquinas. Agora são cinco, todas próximas umas das outras e no estilo "premium" ou seja, focadas em produtos de primeira linha. Quem precisa fazer óculos tem ali a oportunidade de pedir cinco orçamentos de uma vez só.
Mictório improvisado
A última sexta-feira amanheceu com uma forte cobertura de nuvens sobre Curitiba, e em alguns pontos havia até mesmo nevoeiro. Quando o sol apareceu, no entanto, quem circulava pelo centro de Curitiba pode conviver mais uma vez com um antigo e sério problema da capital paranaense. O aquecimento das calçadas fez levantar um forte cheiro de urina, lançada à noite por pessoas que não têm o menor escrúpulo em se aliviar em qualquer beiral de porta.
Tudo para o porteiro
A Casa do Porteiro, iniciativa inovadora que investe na capacitação e empregabilidade dos porteiros de Curitiba, fechou novas parcerias para oferecer mais serviços aos profissionais da capital e da região metropolitana. Agora o espaço, que já oferece cursos de capacitação e biblioteca, passa a atender também as famílias dos porteiros com cursos de artesanato, opção de plano de saúde com preços diferenciados e cadastro das esposas e filhos para inclusão no mercado de trabalho. Os porteiros conhecerão os novos serviços da casa hoje (9), às 10 horas e às 15 horas, na sede da Casa do Porteiro (Rua Cel. Moysés Marcondes, 418, Cabral). Informações: (41) 3353-2002.
* * * * * * * *
Na noite da última quinta-feira, 7 de maio, durante evento que marcou os 40 anos da Associação Brasileira de Viagens do Paraná a a abertura do 15º Salão Paranaense de Turismo e V Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, várias pessoas ligadas ao setor foram agraciadas com prêmios. Da Gazeta do Povo, três homenagens especiais: Juril Carnasciali, Rosy de Sá Cardoso e Marian Guimarães, "por sua relevante contribuição às causas dos agentes de viagem, ao desenvolvimento do turismo e à Abav-PR.
*** Segue em cartaz até o próximo dia 28, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná (Cândido Lopes, 133), a exposição "Mosaicos de Arroz", dos artistas Yasuharu Ueda e Hieko Gotto. Com a apresentação de obras confeccionados de maneira artesanal, a mostra traz ao público um pouco da arte de composição de imagens por meio da união de grãos de arroz, técnica surgida no Japão no século passado. A mostra tem entrada franca.
*** "Mãe! Trincheira da vida e sentinela do amor." (João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense)