Um grupo de quatro amigos de Curitiba estreou há um mês um programa na internet que mistura apuração jornalística com pitadas de bom humor. O programa "Será que é Lenda?" é divulgado no site de compartilhamento de vídeos Youtube (youtube.com/user/bobnainternet). O objetivo das produções é verificar a veracidade de histórias que se ouvem por aí em Curitiba e compartilhar lendas urbanas da capital paranaense aquelas narrativas populares algumas vezes vistas como fatos históricos, mas sem nenhuma comprovação. O projeto é tocado pelos estudantes de Jornalismo Daiane Nogoceke, Lucas Kotovicz e Luís Zavan, e pelo jornalista Danilo Georgete. O primeiro episódio é sobre o jacaré do Parque Barigui. A equipe do programa mostra que ele realmente existiu (na verdade, três jacarés foram achados no parque), e que há uma história folclórica sobre o animal.
Oportunidade
Entre a apuração das informações, a gravação e a edição do material, o vídeo demorou um mês para ficar pronto. Até o fim da tarde de ontem, ele tinha sido visualizado por 1,4 mil pessoas. "O próximo sai no fim de setembro", adianta Danilo Georgete. Será sobre uma lenda relacionada ao Centro Histórico de Curitiba, afirma o jornalista, que aproveita o poder de difusão livre de informações que a internet colocou nas mãos dos usuários. "Foi o primeiro caminho que encontramos para mostrar o nosso trabalho", conta. Fica aí a dica para os estudantes de Jornalismo que adoram fazer reportagens em vídeo, mas não sabem como divulgá-las.
Quanta simpatia
Uma loja de bijuterias e bugigangas da Rua Lourenço Pinto, no Centro de Curitiba, aposta na "simpatia" para fidelizar seus clientes. Atrás do caixa, dois tacos de beisebol estão expostos com as inscrições "brinde" e "desconto". Ao que tudo indica, pedir um descontinho pode ser menos dolorido do que conseguir um brinde.
Música para todos
O projeto Latinidade, que difunde obras musicais importantes de compositores nacionais e sul-americanos, promove hoje duas palestras sobre Música Brasileira para adolescentes, jovens e adultos de comunidades carentes. Será na Escola Municipal Kó Yamawaki, no Bairro Alto, em Curitiba. O objetivo é informar e preparar o público-alvo para participar de concertos da Orquestra Sinfonia Brasil, nos dias 13 e 15 de setembro.
Tema do passado?
A exposição "Instrumentos medievais de tortura, período da Inquisição", em cartaz no Museu Municipal de Arte de Curitiba até 6 de outubro, ganhou destaque na edição de setembro da Revista de História da Biblioteca Nacional. "A Inquisição existiu em uma época na qual não havia direitos humanos. A pena de morte era legítima e pública. A escravidão era legalizada. A tortura era uma técnica de interrogatório que todos sabiam que estava em prática", afirmou o professor da Universidade Federal Fluminense Ronaldo Vainfas em entrevista à publicação. A exposição já passou por mais de dez países, como Rússia, Alemanha, Polônia, Portugal e Argentina. O museu fica na Avenida República Argentina, 3.430.
24 quadros por segundo
"A vida não imita a arte. Ela imita televisão ruim."
As aspas saíram do filme Maridos e esposas, de 1992.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião