Quem circulou ontem pelos calçadões das ruas XV de Novembro e Monsenhor Celso, no centro de Curitiba, deve ter se deparado com essa lixeira colocada em local inesperado. Um buraco que apareceu na rua, fazendo sumir o petit-pavé, ameaçava a integridade física dos pedestres, e algum passante não teve dúvida: fechou-o com o receptáculo de uma das lixeiras existentes na vizinhança. Tomara que o buraco seja logo tapado, porque a placa que indica os nomes das ruas, na mesma esquina, está torta há mais de 30 dias.
Leve seu filho
Se seu filho estiver estudando História do Paraná o passeio é mais proveitoso ainda: é hora de conhecer a rota dos tropeiros, esses bravos que muito contribuíram para o desenvolvimento do estado. E nem precisa ir muito longe: em São Luiz do Purunã, a 45 quilômetros de Curitiba, algumas pousadas foram construídas "no coração da rota dos tropeiros", segundo reportagem da revista Panorama do Turismo de março, e o estudo da história terá como aliada a paisagem maravilhosa da região.
Informações: Hotel Fazenda Pousada Cainã, fone (41) 4063-7271 ou www.pousadacaina.com.br
Grosseira e inútil
Uma servidora estadual que escreveu um e-mail para o então governador Roberto Requião recebeu uma resposta totalmente inesperada. E grosseira, além de inútil. A servidora reclamou do baixo salário, que está sem reajuste significativo há tempos porque sua função não se enquadra em categoria alguma. Vários assessores do governador responderam à mensagem, até que o próprio chefe do Executivo resolveu escrever: "Lamento não poder ajudá-la. Vamos providenciar um noivo para você".
Falta respeito
"Infelizmente, a única maneira de as leis serem respeitadas é com a imposição de multas", diz um leitor que discorda da posição daquele que, outro dia, disse considerar autoritária a ação de agentes da Diretran que multam em estacionamentos de supermercados e shoppings. O cidadão, que tem o cartão de idoso, esteve recentemente no estacionamento do AfonsoPena e encontrou todas as vagas preferenciais ocupadas. Segundo foi informado por um funcionário, ninguém as respeita. Então o jeito émultar, mesmo.
Uma guerra sonora
Feriados e domingos são dias de "guerra sonora" nos bairros de Curitiba. Como muitos moradores resolvem fazer um churrasquinho e cada um quer ouvir a sua música preferida, o que se ouve é uma confusão de ritmos e estilos. E tudo num volume cada vez mais alto, pois ninguém quer ficar atrás. Se o som de casa é fraco, abre-se o porta-malas do carro e liga-se aquele módulo de potência que faz tremer o chão. E todos perdem com o barulho.
Aprender inglês
O Sesc Paraná está oferecendo 150 bolsas educacionais gratuitas para curso de inglês, módulo básico. As aulas serão realizadas nas unidades de serviço do Sesc. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de maio, no Serviço de Atendimento ao Cliente da unidade mais próxima, das 9 às 20 horas, e podem participar pessoas que comprovem renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos. Tem que ter 5.º ano fundamental e apresentar o cartão do cliente Sesc (ou o cartão de dependente de comerciário). Se estudar em escola particular, apresentar comprovante de bolsa de estudos de 100%.
"Uma desculpa é pior e mais terrível que uma mentira, pois uma desculpa é uma mentira precavida." Papa João Paulo II
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião