Um cadeirante que atravessar a rua do Terminal do Pinheirinho para o Hospital do Idoso, no bairro do Pinheirinho, em Curitiba, encontra sim uma rampa do outro lado. Só que a rampa não liga a faixa de segurança a uma calçada, mas sim a um espaço com grama (foto). Ou seja, um cadeirante sozinho terá muita dificuldade para se locomover nesse tipo de piso. Não custa nada construir um pedacinho a mais de calçada.
Conta salgada
8 bilhões de reais por ano é o quanto o INSS gasta pagando auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou pensão gerados a partir de acidentes de trânsito. É por isso que o órgão decidiu agora cobrar essas despesas dos causadores dos acidentes. Ou seja, se alguém atropelar um pedestre e o deixar inválido será processado judicialmente para cobrir as despesas que o INSS terá com a vítima. Essa decisão pode contribuir para reduzir o número de acidentes.
Amora saborosa
A oferta de amoras silvestres ao longo das ciclovias já foi registrada pela coluna, que agora faz um novo registro, lembrado por uma leitora. Ela conta que, nos fins de semana, famílias inteiras que passeiam de carro pelos bairros de repente param junto a um pé de amora e se fartam. Nos últimos dias, com o calor, as frutinhas não estavam muito frescas, mas ontem, depois da chuva do sábado à tarde/noite, ficaram uma delícia.
Sacolas plásticas
As lojas Extra de Curitiba aderiram à campanha nacional do Grupo Pão de Açúcar e, às quintas-feiras, vão estimular publicamente a eliminação de sacolas plásticas e incentivar o uso de embalagens reutilizáveis, que são ecologicamente corretas.
O projeto "Quinta-feira sem sacola" é mais um esforço de práticas sustentáveis adotadas pela rede. Para facilitar a mudança de hábito e engajamento dos clientes à proposta, a empresa desenvolveu alternativas de embalagens mais sustentáveis.
Sua mata, sua casa
Entre 5 e 30 de outubro, a Fundação SOS Mata Atlântica apresenta em Curitiba a exposição interativa "Sua mata, sua casa", que comemora os 25 anos da ONG. Durante a visita, a mostra ficará no Shopping Palladium, com o objetivo de mobilizar a sociedade e conscientizá-la de que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia. A exposição é aberta ao público em geral e conta com diversas ferramentas interativas e tecnológicas. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo e-mail projeto25@sosma.org.br.
Livros universitários
A tradicional Feira de Livros da UFPR começa hoje, na Praça Santos Andrade, e vai até o dia 7 de outubro. Ela traz grande parte da produção de livros universitários publicados pelas instituições de ensino superior do Brasil. Serão pelo menos 20 editoras participantes, representando instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade de Campinas (Unicamp) e aUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
"A humildade do coração não exige que te humilhes, mas que te abras. É essa a chave das mudanças."
Antoine de Saint-Exupery, escritor francês
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião