Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Mais humana

 | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
(Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo)

Vista assim, sob os ipês em flor, a ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano, no Boqueirão, fica ainda mais humana. O fato de existir uma ciclofaixa numa avenida tão movimentada já é um sinal de humanidade, mas as flores sempre ajudam a melhorar esse quadro. Em Curitiba, os ipês-amarelos predominam em quantidade, mas os roxos marcam presença. Ipês-brancos são os mais raros.

Não deixe de ajudar

Cerca de 50 cães recolhidos da rua, tratados e hospedados em clínicas e hotéis pela ONG Salvabicho, de Curitiba, precisam de ajuda urgente. Um grupo de oito mulheres mobiliza amigas e conhecidas e paga as despesas desses animais, mas nem sempre os recursos são suficientes. É por isso que a instituição realiza no domingo, dia 5, a partir das 16 horas, o "Cãofé", um bingo beneficente. Será no Café Belizário (Rua Professor Brandão, esquina com Atílio Bório).

Avaliação de médicos 1

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo editou resolução vinculando a concessão do registro profissional naquele estado à participação em exame específico, mas sem condicionar a resultados. O Cremesp, que há sete anos já realiza teste semelhante por adesão, pretende manter sob sigilo a avaliação e utilizar os dados para substanciar novos estudos com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino médico. Por aqui ainda não consenso sobre o assunto.

Avaliação de médicos 2

A polêmica questão, que se arrasta há anos e divide opiniões entre se adotar ou não o exame de exame de proficiência, tal qual a OAB, será discutida em âmbito nacional de forma mais atenta nos próximos meses. Por enquanto, as instituições médicas pretendem estender a discussão com estudantes, docentes, escolas e, também, com a sociedade. O Conselho do Paraná conclui pesquisa (www.crmpr.org.br) com estudantes sobre a obrigatoriedade e 80,3% aprovam o exame, a maioria em fim de curso.

A ser verdade...

Senhora que atua como voluntária de uma ONG de assistência social ficou estupefata com o conformismo e a falta de comprometimento de uma mulher numa favela da zona sul da capital. Ao ver uma torneira pingando, a voluntária pediu uma sacola plástica e, fazendo um torniquete, conteve o pinga-pinga. A mulher disse que não adiantaria, pois dali a pouco alguém abriria de novo a torneira. E não adiantava amarrar de novo. Afinal, para quê, se eles não pagavam conta de água...

Educação rural

Uma oficina pedagógica para professores e representantes de movimentos sociais paranaenses e catarinenses, que atuam na educação rural, discute hoje o cenário atual da educação rural, a organização do trabalho pedagógico nessas escolas e a utilização do livro didático em escolas multisseriadas. O evento, promovido Base Editorial e o Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), será das 9 às 17h30 no Hotel Nikko.

Lixo no lixo

Quem passar por São José dos Pinhais pode dar de cara com uma apresentação "flash" da peça "Esse Lixo Também é Seu!", que fala sobre os maus hábitos em relação à limpeza de locais públicos. A Cia. do Intérprete leva o espetáculo a praças, terminais de ônibus e até para dentro dos veículos da cidade, até sábado.

* * * * *

"A nitidez é uma conveniente distribuição de luz e sombra."

Goethe, poeta alemão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.