• Carregando...
 |
| Foto:

As ruas centrais de Curitiba reservam surpresas interessantes. Na Avenida Mariano Torres, por exemplo, um pé de mamão macho (foto) aparece totalmente florido. E qual a diferença entre um mamoeiro macho e um mamoeiro fêmea? O mamão macho tem baraço (ramo longo) onde nasce a fruta e o mamão fêmea vem com os frutos "colados" no pé. Os frutos do mamoeiro macho são pequenos e imprestáveis para comercialização, embora sejam comestíveis. Leve seu filho

Neste dia 30 de abril, dedicado ao ferroviário, que tal levar seus filhos para acompanhar a evolução econômica e social do país, no Museu Ferroviário de Curitiba? Fundado em 1982, o museu ainda mantém intactas partes da arquitetura do local, além do mobiliário e peças que relembram as ferrovias e fazem o visitante viajar pelo tempo. Lá é possível conferir mais de 600 peças. São itens curiosos, como um grande livro usado para a contabilidade da antiga Estação, outros como os relógios, telefones e telégrafos e ainda artigos do interior dos trens, como bagageiros, fechaduras e luminárias da época.

O Museu Ferroviário de Curitiba fica no Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), e pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas, e domingos das 11 às 19 horas. A entrada é franca. Informações: (41) 2101-9000.

Asfalto ruim

Um leitor contesta as respostas da prefeitura quando a população reclama dos buracos que se multiplicam pelas ruas. Para ele, os buracos não são provocados pela chuva, mas pelo "asfalto vagabundo que é colocado nas ruas". E ele bem que tem razão. As ruas que recebem asfalto decente não ficam esburacadas. Pelo contrário, permanecem boas por anos e anos. Os remendos feitos no antipó, esses parecem realmente dinheiro jogado fora.

Vendilhões do templo

No 17.º andar do prédio do Tribunal de Justiça da Rua Mauá, vendedor que foi recolher um imposto atrasado (perdeu uma ação) ficou impressionado com a "concorrência". Primeiro, uma mulher oferecia semijoias. Em seguida, chegou outra com perfumes. Ele ficou se perguntando se aquelas vendedoras, provavelmente informais, teriam algum problema como o dele, de ficar devendo impostos.

Passeio ciclístico

O Passeio Ciclístico do Grupo Bom Jesus, que aconteceria inicialmente no dia 11 de abril, acontece de fato neste domingo, das 8h30 às 11h30. São esperadas mais de 3 mil pessoas, entre alunos, familiares, professores e funcionários das sete unidades do colégio. Serão bloqueadas as ruas Almirante Tamandaré, Augusto Stresser, Padre Germano Mayer, Francisco Alves Guimarães, José de Alencar, Itupava, Conselheiro Araújo, Luiz Leão, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Rua da Glória e Avenida São José. Informações: (41) 2105-4424.

B.O. não vale

A falta de uma lei paranaense que isente das tarifas de 2.ª via quem teve documentos roubados e registrou boletim de ocorrência (B.O.) não acontece por falta de projetos e empenho dos deputados. Nos últimos tempos, vários projetos tramitaram. Mas um leitor lembra que uma lei, como a do Rio de Janeiro, poderia ser mal empregada por aproveitadores, por gente que deixa os documentos em bares e restaurantes como garantia de pagamento futuro e, para não pagar, pediria uma segunda via gratuita.

* * * * *

"A liberdade é difícil de se alcançar, mas o que fazer com a liberdade é muito mais difícil."

André Gide, escritor francês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]