Um inédito acordo de cooperação acadêmica entre a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) será lançado hoje, no Pátio da Reitoria. Pela parceria, deve ser criada uma disciplina voltada para a formação acadêmica para o trânsito, assim como uma residência técnica na universidade. Além disso, serão desenvolvidos projetos técnicos de trânsito e mobilidade para os câmpus e maior integração entre a universidade e a cidade. O anúncio ocorre durante o lançamento do Projeto Viva, da UFPR, que tem foco na qualidade de vida, segurança, meio ambiente e mobilidade. Estão previstas para o dia apresentações artísticas e o conserto gratuito de bicicletas.
O museu está de volta
O Museu Entre Nuvens e Estrelas, que tem mais de 10 mil itens incluindo documentos originais de Santos Dummont , será reaberto na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) depois de quase três anos fora de funcionamento. Um espaço no câmpus Barigui está sendo remodelado para abrigar as peças e a visitação deve ser ampliada para escolas e excursões. Átila Borges, que é o fundador do museu e quem doou o acervo à Tuiuti, conta que ficou muito satisfeito com anúncio da reabertura, mas que lamenta que o museu não seja montado no Bairro Bacacheri, o que estava previsto originalmente. A expectativa é que o espaço esteja pronto para visitação ainda no primeiro semestre deste ano.
Absurdo na web 1
Fotos: Reprodução You Tube
Um jogo perigoso que começou na Austrália agora está sendo visto nos perfis das redes sociais do Brasil. Trata-se da "brincadeira" neknominate (neck your drink and nominate another), que instiga os participantes a gravarem vídeos e indicarem outras pessoas nas redes sociais para fazerem o mesmo. O problema é que nos vídeos cada jovem "vira" uma grande quantidade de bebida alcoólica antes de uma ação ousada. Em um dos materiais publicados no Facebook, um adolescente de Curitiba toma meio litro de cerveja de uma vez e convoca três amigos para dar continuidade à "corrente". A reportagem também encontrou vídeos de várias cidades do interior do estado.
Absurdo na web 2
Segundo publicações internacionais ao menos cinco mortes ligadas à corrente estão sendo investigadas. Em um dos casos um garoto irlandês morreu depois de tomar cerveja e pular de uma ponte, já outro adolescente bebeu dois copos de gim e acabou morrendo horas depois. Advogados britânicos afirmaram ao jornal Daily Mail que participantes do jogo podem ser processados e que, no caso de morte, pode haver acusação de homicídio. Uma rápida busca no You Tube mostra que vídeos estão sendo gravados pelo mundo todo. Enquanto muitas meninas têm gravado vídeos vestindo roupas íntimas (ou nem isso), entre os garotos os atos arriscados são mais comuns. Além do altíssimo risco para a saúde, especialistas lembram que participar de gravações como essas, que se espalham pela rede, é uma exposição que deve render arrependimento no futuro.
Colaborou: Katna Baran
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.