Os proprietários do edifício localizado na Rua Mateus Leme esquina com Lysímaco Ferreira da Costa, antiga sede da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), foram notificados pela Secretaria Municipal do Urbanismo. A partir do aviso, corre prazo de 30 dias para vedar todas as entradas e saídas do prédio, para eliminar os problemas causados à comunidade. Como a pichação desmedida registrada pelo leitor. O imbróglio se deve à falta de acordo entre Celepar e donos: a empresa defende as indenizações segundo decreto estadual; os proprietários defendem a validade do contrato de locação, de 1979.
Leve seu filho
Nesta sexta às 9 e 14 horas e no sábado e domingo às 16 horas, leve seu filho para ver a peça Marcelo, Marmelo e Martelo, adaptação de Édson Bueno para o livro de Ruth Rocha. O garoto Marcelo resolve criar um dicionário próprio, trocando as palavras usuais. Em seu vocabulário, colher vira mexedor, cachorro vira latidor e leite é suco de vaca.
É no Centro Cultural Boqueirão, com ingresso gratuito.
Mais uma na mosca
Mesmo os mais incrédulos terão de dar o braço a torcer: a meteorologia acertou com precisão absoluta e com três dias de antecedência a entrada da frente fria que mudou o tempo ontem sobre o Paraná. Até mesmo o comportamento do sistema frontal, com pancadas bem isoladas e temporais localizados, foi antecipado pelos meteorologistas. O Simepar, instituto paranaense muito bem equipado, está entre os "acertadores".
Inglês e espanhol
A segunda língua é cada vez mais essencial para quem disputa o mercado de trabalho. Que tal aproveitar a oportunidade que o Colégio Estadual Conselheiro Zacarias oferece para aprender, gratuitamente, inglês ou espanhol. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 26 na secretaria do Colégio ou pelo telefone (41) 3264-5216. É bom correr porque as vagas são limitadas. O inglês será à noite e o espanhol à tarde.
Lixeira zero
A Prefeitura de Curitiba deve ter implantado um programa do tipo "Lixeira zero" na Praça Generoso Marques. Toda aquela área lindamente ajardinada, com lâmina d'água e tudo, não possui uma lixeira sequer. Nas redondezas, a única encontrada estava do outro lado da Rua Riachuelo, perto da entrada da Galeria Andrade. E estava no chão, arrancada "com raiz" e tudo. Um comerciante da área disse que foi um "efeito colateral" da Virada Cultural do último fim de semana. Se foi, já deveria ter sido arrumada.
Lugar seguro?
O Terminal do Guadalupe, ponto de embarque e desembarque de ônibus que vêm de vários municípios da região metropolitana, no centro de Curitiba, deve ser um lugar dos mais seguros. Tanto que a Polícia Militar fechou o posto de atendimento que havia ali. Quem conhece o lugar, no entanto, sabe perfeitamente que não há nada de seguro por ali. Mas as autoridades lavam as mãos e deixam os usuários à mercê da sorte. Os assaltos são constantes, principalmente à noite.
Linguagem variada
O jornalista Márcio Renato dos Santos lança hoje, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (av. Sete de Setembro, 2775), o livro "Minda-Au" (ed. Record, 84 pág., R$ 19,45), durante um bate-papo com o público. A entrada é franca. A obra reúne sete contos, cada um deles com uma proposta de linguagem, de estética e de narrativa. Márcio Renato dos Santos é mestre em Estudos Literários pela UFPR e atualmente integra a equipe do Caderno G, da Gazeta do Povo.
* * * * *
"As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz."
Machado de Assis, escritor brasileiro.