Terror dos ambientes úmidos, o mofo pode ser um vilão para as doenças respiratórias. A situação se agrava nos meses de inverno, quando aumenta a incidência de asma, bronquite, pneumonia, entre outras. “O mofo é perigoso devido a sua composição por material orgânico e por ter bactérias e fungos, que são causadores das doenças respiratórias”, explica o pneumologista João Adriano de Barros, do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Para evitar o problema, é preciso ventilação adequada e limpeza rigorosa nas áreas sujeitas ao mofo. É preciso ficar atento aos forros, calhas e encanamentos também. O médico alerta que mais do que higiene, eliminar o mofo é uma questão de saúde.
Vigilância pós-Snowden
A PUCPR recebe nesta quinta-feira (30) o sociólogo David Lyon. Professor titular da Queen’s University, no Canadá, Lyon vai proferir a palestra “Vigilância Global no Mundo Pós-Snowden”. A ideia é refletir sobre como a vigilância opera em nível internacional atualmente, e como isso influencia no cotidiano das pessoas. O evento é gratuito e em inglês. Será no auditório Sobral Pinto, no 2º andar do bloco amarelo do câmpus central da PUCPR, em Curitiba. O evento começa às 9 h.
Hangout do imposto
Esta quinta-feira (30) é o último dia para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Quem deixou para última hora ainda tem chances de tirar suas dúvidas. O professor de Ciências Contábeis Luiz Eduardo Jenkins, da PUCPR, fará um hangout (vídeo conferência) nesta quarta-feira (29). Funciona como um programa de tevê ao vivo, só que é transmitido pela internet. Além disso, os participantes podem interagir com o professor por meio de um chat. Para participar, o interessado deve se inscrever no hangout. O serviço é gratuito. Será nesta quarta às 10 h. O acesso ocorre pelo link https://plus.google.com/u/0/events/cfji8inok233m2ogd6o2gs6l7qc?authkey=CO_1tqTl_6XSQw.
Estágio nos Correios
Estão abertas até 3 de maio as inscrições para o programa de estágio dos Correios, no Paraná. No total, são 14 vagas divididas entre as cidades de Curitiba, Londrina e Maringá. A lista completa de cursos e a ficha de inscrição foram disponibilizadas no site www.correios.com.br. Os documentos devem ser enviados para o email prgecorscrh@correios.com.br ou entregues pessoalmente no RH, na Rua João Negrão, 1.251, em Curitiba.
Fórum PCD
O Fórum dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Grande Curitiba se reúne no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT) nesta quinta-feira (30). O evento será às 14h30, na Rua Vicente Machado, 400. Mais informações pelo email presidencia@fpcdctba.org.
Nhoque da sorte
Esta quarta-feira (29) é dia de saborear o tradicional Nhoque da Fortuna. A tradição é inspirada na história de São Pantaleão, que teria deixado moedas a uma família que o acolheu e serviu nhoque no jantar. O restaurante M.I.A. Trattoria Criativa vai doar uma caixa de leite para a Associação Lar Moisés para cada prato de nhoque vendido. Além disso, quem fizer o pedido vai receber a ilustração de uma nota de um dólar e uma oração de São Pantaleão embaixo do prato. Reservas pelo telefone (41) 3328-8559. O M.I.A. fica na Rua Albano Reis, 471, em Curitiba.
Cidadão atento
O leitor Luiz Cezar Bittencourt alertou no início do mês para a situação da bandeira brasileira hasteada na Praça das Nações, em Curitiba. Ele contou que estava “rasgada, desbotada e mal conservada”. A prefeitura de Curitiba informou à coluna que a bandeira foi trocada na terceira semana deste mês.
Dê sua opinião
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora