Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Movimento Escoteiro faz cem anos no Paraná

 | Divulgação/41ºGEC/Jefferson Lobo
(Foto: Divulgação/41ºGEC/Jefferson Lobo)

O Movimento Escoteiro no Paraná comemora cem anos da fundação de seu primeiro grupo, em 2015. Uma série de atividades comemorativas estão marcadas. Uma delas é o Congresso Regional, realizado em Cascavel nos próximos dias 21 e 22 de março. Mestre de clã pioneiro do 41º GEC (Grupo Escoteiro Cascavel), Jefferson Lobo explica que um dos desafios para a organização é enfrentar a aceleração do mundo globalizado, e competir com o atrativo de eletrônicos e outras distrações. Se isso exige uma modernização, por um lado, por outro os valores do escotismo são os mesmos criados pelo Lord Baden Powell, em 1907, de valorização da juventude. “Toda ação que o jovem desenvolve no escotismo têm princípios educacionais. Quando ele é estimulado em uma campanha, é instigado a ter compromissos humanos com a sociedade”, explica Lobo. Os valores são de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. O congresso tem como tema “100 anos de aprendizado, com o olhar no futuro”.

Parceria internacional

Um exemplo de campanha é a parceria com a Embaixada da Ucrânia, promovida pela União dos Escoteiros do Brasil e coordenada pelo ex-membro do Comitê Escoteiro Mundial, Oscar Palmquist. Para arrecadar fundos para os refugiados do leste da Ucrânia, a organização nacional irá produzir adesivos e um distintivo. O lucro obtido com a venda será revertido à população que sofre com o conflito entre ucranianos e russos, na região da Crimeia.

“Elas fazem”

Projetos sociais comandados por mulheres na Grande Curitiba podem ser inscritos no prêmio “Elas Fazem” até sexta-feira (20). Organizada pelo grupo Gonzaga, a iniciativa visa dar visibilidade ao trabalho de ONGs e associações, e premia as vencedoras com um prêmio de R$ 6 mil. A escolha é por meio do voto popular. Em 2014, a vencedora foi Claudia Fontana, do lar Leocádio José Correia, que atende crianças com idade entre 0 e 5 anos. As inscrições são pelo site www.grupogonzaga.com.br/elasfazem.

São José dos Pinhais

Integrante do PAC da Copa do Mundo, a obra que revitaliza o acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ainda não está pronta. O leitor Luiz Fernando Zagonel Filho atenta para o fato de que até a placa que indica a entrada do aeroporto foi retirada, levando motoristas a entrar por engano na BR-376, que dá acesso a Santa Catarina. Responsável pela obra, a Comec informa que a placa foi retirada para a construção da passagem inferior para pedestres e ciclistas. Essa placa, assim como as demais, deve ser recolocada quando a obra for concluída. Ainda segundo a Comec, a empresa responsável pela obra deve instalar uma sinalização provisória no local.

Estudantes conectados

Uma rede social para universitários. Esse é o espírito da start-up Passei Direto, que já conta com mais de três milhões de usuários em todo o Brasil. Além de reunir esse povo todo em um mesmo espaço virtual, a plataforma conta com recursos próprios de quem quer construir um networking, como os grupos de estudos. Tem de tudo, de “manejo de animais silvestres” até “Biologia UFPR”. Também dá para procurar materiais de estudo compartilhados por outros usuários. Ao adicionar amigos, os arquivos que eles compartilham aparecem na linha do tempo. A rede conta ainda com um espaço voltado para estágio. Basta preencher quando é a previsão de sua formatura e a sua cidade para ter acesso a um banco de vagas. E aí se candidatar. Além da versão web, o aplicativo do Passei Direto está disponível para iOS e Android. Acesse em www.passeidireto.com.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.