Os totens de informações que a prefeitura municipal colocou em vários pontos da cidade podem ser tudo, menos complicados. Mas foi o que disse uma senhora outro dia, depois de tentar obter alguma informação num deles o que fica na Praça Carlos Gomes. Segundo a cidadã, "para começar não achei o teclado. Fiz um curso de informática há alguns anos e o pouco que sei mexer em computador é com teclado", desabafou. Os totens usam aquele sistema de toque na tela. Pena que a população como um todo não saiba usar, mas o pacote de informações é bem completo.
Se eu fosse...
Eu conheci numa cidade do interior do Rio Grande do Sul (Santa Maria), "que fui visitar no ano passado, um trabalho bem legal, que envolve os alunos e as famílias deles na manutenção das escolas da periferia. Os pais e irmãos pintam muros e paredes e ajudam a escola a manter tudo roçado o ano inteiro. Isso acabou com o vandalismo nas escolas. Parece que o programa começou em uma escola muito judiada, por iniciativa de uma professora, mas logo se espalhou. Por que não adotar uma coisa parecida nas escolas de Curitiba e da região metropolitana? Acho que os pais estão prontos para ajudar."
Manoel dos Santos Oliveira, 43 anos, servente de pedreiro, morador de Araucária.
Carga perigosa
Em velocidade incompatível com a rua e a carga, um caminhão da prefeitura de Curitiba descia à toda a Rua Santo Celestino Coleto, no bairro Boa Vista, carregado de troncos e galhos, que pulavam perigosamente na carroceria. Quando viu aquilo de longe, uma motorista que trafegava em sentido contrário parou, assustada. Mal fez isso e um grande galho saltou na rua. Talvez tivesse caído em cima do seu carro. Sexto sentido. O motorista e o ajudante não pararam, certamente nem perceberam o que tinha acontecido. Custava passar uma corda sobre a carga?
Adeus, tranquilidade
Um grave acidente ocorrido na semana passada entre uma moto e um automóvel, na esquina das ruas Sete de Setembro e Rodrigues Alves, no Seminário, chama a atenção para a necessidade de uma intervenção no trânsito daquela vizinhança. Ali há uma escola de inglês com grande movimento em alguns horários. E o problema não é só naquele ponto. Antes tranquilas, as perpendiculares à Sete e à Silva Jardim estão bem movimentadas, com filas de carros e motoristas impacientes.
Almoço a um real
Uma nova unidade do Restaurante Popular de Curitiba parceria entre a prefeitura e o governo federal será inaugurada hoje na Rua da Cidadania da Fazendinha. A população da região terá acesso a almoço balanceado a R$ 1, como já ocorre no Centro e no Bairro Novo. O novo restaurante, que será mantido pela Ação Social do Paraná (ASP), tem capacidade de servir até mil refeições por dia.
Alô, voluntários
O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) realizou uma parceria com a Construtora MRV e está precisando de professores voluntários para atuar no "Canteiro da Educação". Hoje são aproximadamente 80 alunos matriculados em quatro diferentes espaços. Faltam dois professores de Alfabetização para Jovens e Adultos, dois para Língua Portuguesa, quatro para História, quatro para Geografia, quatro para Inglês, dois para Matemática e dois para Ciências. Informações: (41) 3078-6933.
* * * * *
"Tome cuidado com seus hábitos. Quanto melhores eles forem, mais seguramente eles serão sua ruína", Holbrook Jackson, escritor e jornalista inglês.