Neste domingo, mais uma reunião do grupo independente de voluntários "Multi Irão" será promovida em Curitiba para encontrar pessoas que querem colaborar com projetos sociais e não sabem como. Durante o encontro, que começa às 16 horas, serão apresentadas demandas repassadas ao movimento por algumas organizações não governamentais. Além disso, o objetivo é retirar da gaveta uma série de ideias do coletivo, a partir da formação de grupos de trabalho com interessados em transformá-las em ação. "De acordo com o talento e a vontade de cada um, vamos direcionar as pessoas para uma iniciativa ou outra", explica o professor universitário Daniel Francisco Rossi, que encabeça o "Multi Irão". Informações: (41) 9106-6616.
Pausa pro Café
Entre as iniciativas que o grupo quer colocar em prática está o movimento "Pausa pro Café". A ideia é que ciclistas, lojistas ou outros voluntários, ao encontrarem na rua um catador de material reciclável, gari ou lixeiro, deem a ele uma garrafa de água ou barra de cereais. Um pequeno gesto de gentileza com um grande significado. "Esses profissionais fazem parte da paisagem urbana e raramente alguém pergunta se precisam de alguma coisa. A cidade poderia ter esse olhar", afirma Daniel. Ele explica que o objetivo é registrar a entrega em vídeo e compartilhá-lo nas redes sociais, para que outras pessoas copiem a iniciativa e um grande movimento seja criado. O encontro do Multi Irão será na Rua Imaculada Conceição, 690, no bairro Rebouças (Catamare cooperativa de catadores).
Autismo em campo
Amanhã, antes da final do campeonato brasileiro de futebol americano, no estádio Couto Pereira, associações e familiares de pessoas com autismo entrarão em campo para lembrar os direitos e as necessidades das pessoas que têm o transtorno, cerca de 1% da população mundial. Outro objetivo é chamar a atenção para o fato de que, quanto antes o autismo for descoberto, melhor será o desenvolvimento da criança, que já nasce com uma configuração cerebral diferente. A final do Brasil Bowl V será disputada entre o Coritiba Crocodiles e o João Pessoa Espectros.
Estrela de Belém
Conta a Bíblia, no Evangelho segundo São Mateus, que uma estrela anunciou o nascimento de Jesus e guiou os três Reis Magos até o local onde ele estava. Essa estrela recebeu o nome de Estrela de Belém e virou tema de estudo entre astrônomos, que apontam três hipóteses para o fenômeno. A primeira é que a estrela seria, na realidade, uma notável conjunção de planetas que, posicionados na mesma área do céu, dariam a impressão de um único corpo celeste. Há também a versão de que se trata de uma estrela supernova e a de que ela seria um cometa. Uma palestra sobre o assunto será proferida hoje, às 19 h, no Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), pelo professor José Luís Ungaretti da Silva. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Colaborou: Flávia Schiochet
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.