ANTES DE COMEMORAR O ANO-NOVO no dia 1.º de janeiro, a partir de 153 a.C., a data era festejada no dia 23 de março, com uma comemoração que durava 11 dias, na Babilônia. O período coincide com o início da primavera no Hemisfério Norte, época de plantio de novas safras.
AS PROMESSAS DE ANO-NOVO, tão tradicionais como as simpatias e rituais de passagens, são descumpridas há milênios. Os babilônios prometiam devolver aos amigos os equipamentos de agricultura emprestados para o plantio da safra que terminava.
O BEBÊ QUE SIMBOLIZA O ANO-NOVO é uma tradição adotada pelos gregos por volta do ano 600 a.C. A criança dentro do cesto simboliza o espírito da fertilidade e é uma homenagem a Dionísius ou Baco, o deus do vinho.
VINTE ANOS ANTES DE O PROFESSOR VICTOR Ferreira do Amaral e Silva liderar um grupo de cidadãos notáveis para a criação da Universidade do Paraná, em dezembro de 1912, o estado já tinha um projeto sancionado em 15 de dezembro de 1892, que concedia ao historiador Francisco Rocha Pombo a autorização para a criação de uma instituição de curso superior na capital...
... A CONCESSÃO A ROCHA POMBO ou empresa por ele formada era de 50 anos e previa uma universidade com cursos de Direito, Letras, Comércio, Agronomia, Agrimensura e Farmácia. E a instituição chegou a lançar a pedra fundamental do prédio da Universidade, no Largo Ouvidor Pardinho. O início da Revolução Federalista, no RS, pode ter sido um dos empecilhos para a conclusão do projeto no Paraná.
O TEMPO É DE VERÃO, sol, praia e mar, um mar lamentavelmente cada vez mais poluído. Hoje, dois terços da população mundial mora a menos de 80 km do mar, o que inevitavelmente acaba contribuindo para a crescente poluição dos oceanos. Um exemplo da degradação: em 269 praias inglesas recentemente pesquisadas, constatou-se a existência de algum tipo de lixo em média a cada 50 centímetros, um aumento de mais de 80% em relação à década anterior. O alerta é do professor Niall Ferguson, da Universidade de Oxford, em artigo publicado no informativo de fim de ano da Associação Brasileira de Embalagem e Aço.
A GAZETA DO POVO AGRADECE e retribui as seguintes manifestações de boas-festas: Grupo Paulo Pimentel; O Boticário; Grupo Estado de S. Paulo; Luiz Antônio Negrão Dias, superintendente do Hospital Erasto Gaertner; Do Carmo Fortes; Machado Filho & Advogados Associados; Marly Batista de Oliveira, presidente da Organização Família Legal; Grupó Special Service; Angelo e Guta Volpi; Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus.
O ANO DO SMILINGÜIDO a formiguinha estrela da editora Luz e Vida vai ter uma história diferente a cada dia. A editora lançou o livro Dia a dia com Smilingüido e sua turma, com 365 historinhas diferentes. Bondade, confiança, compreensão, respeito e amor ao próximo são temas abordados nas historinhas infantis.
* "Ano novo é o passado que se rejubila por poder reiniciar outra vez." (João Darcy Ruggeri)
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião