O SOL FORTE dos últimos dias obriga o curitibano a notar a falta que faz um número maior de árvores nas calçadas do centro da cidade. Algumas vias têm quadras inteiras sem uma única arvorezinha para dar sombra para os pedestres e para os carros estacionados junto ao meio-fio. Dia desses, na Pedro Ivo, as pessoas caminhavam em fila indiana junto a um muro para aproveitar a pequena sombra que a construção derramava sobre a calçada. Nos bairros, a arborização é insuficiente nos corredores de ônibus, como a João Gualberto.

CARREGANDO :)

UM PEQUENO trecho da Visconde de Guarapuava dá uma mostra de como seriam as avenidas se fossem mais verdes. Moradores dos prédios próximos à esquina com a Ângelo Sampaio plantaram no jardim central algumas plantas. Elas cresceram, algumas se transformaram em árvores e a via movimentada ganhou um pequeno bosque, que dá frescor à avenida.

EM DEZEMBRO e janeiro, os doadores de sangue também tiram férias. O passeio dos colaboradores provoca preocupação. É justamente nesta época do ano que aumentam os casos de acidentes e tentativas de homicídio, com situações hospitalares que demandam mais transfusões. O estoque do banco de sangue de Ponta Grossa, por exemplo, é suficiente apenas para 10 dias.

Publicidade

UM USUÁRIO da Avenida Maringá, em Pinhais, reclama do abuso dos ciclistas que teimam em usar a pista destinada aos veículos, apesar da existência da ciclovia apropriada. E ainda desafiam o perigo: dias atrás, o motorista do ônibus buzinava insistentemente para dois ciclistas que trafegavam tranqüilamente, lado a lado, no maior papo. Risco em dose dupla: para eles e para o trânsito, que é intenso na avenida.

TERMINA SEXTA-FEIRA o prazo para as instituições federais de ensino superior (Ifes) se inscreverem no Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), que vai conceder cerca de 500 bolsas de estudos para universitários estrangeiros. O Promisaes oferece apoio financeiro, de um salário mínimo por mês, para estudantes estrangeiros, principalmente de países africanos. Até agora, só dez universidades federais se inscreveram no projeto. O edital pode ser acessado no endereço eletrônico www.mec.gov.br/promisaes.

PARANAGUÁ ESQUENTA os tamborins: o carnaval começa daqui a exatamente um mês, com o Baile Gala Gay e a coroação da Rainha e Rei Momo, no dia 11 de fevereiro. A programação tem ainda Banho de Fantasia, marcado para o dia 19, e o desfile das escolas de samba, nos dias 25, 26 e 27. A festa termina com o Bloco dos Sujos, no dia 27 e o desfile das campeãs, no dia 28 de fevereiro.

A GAZETA do Povo agradece e retribui as seguintes manifestações de ano novo: deputado Luiz Nishimori; jornalista Sérgio Almeida, assessor de comunicação do CIEE; Joel Sant’Anna Pinto, relações públicas da Igreja Batista do Bacacheri; Camila Luizzi e Lilkianne Pys, da Melhoramentos; Gleidel Barbosa Leite; Sérgio Andrekowicz; Beatriz Séra; Acervo Galeria de Arte; William Fischer; Rosa Maria Aguiar Santos e Lúcia da Luz Silvestri.

A ORGANIZAÇÃO da biblioteca de Nínive e o pioneirismo de Alexandria. Pedras, bambus, ossos e os materiais que o homem utilizou para registrar a própria história, do tempo das cavernas à era digital. Essa trajetória do livro e da biblioteca é o resultado da pesquisa de alunos do curso de Biblioteconomia da PUC-PR e estará em exposição no hall da Biblioteca Pública do Paraná, a partir de hoje, até dia 31 de janeiro.

Publicidade

* "A idade é algo que não tem importância, a não ser que você seja um queijo" (Billie Burke)