O MUNICÍPIO de Cândido de Abreu, na região central do Paraná, é uma prova de que tamanho não é documento. A cidade de 18 mil habitantes sendo que cerca de 14 mil vivem na zona rural se desenvolveu ao longo de uma avenida de cinco quilômetros (o tamanho das duas pistas de corrida do Parque Barigüi), no meio das montanhas, marca registrada da região. Mesmo assim, tem dois hospitais, ciclovia, maratona de rua e se destaca em meio às 18 cidades vizinhas. "Do que a gente mais se orgulha? Da paisagem", disse um deles à reportagem da Gazeta do Povo.
O JORNAL La Nación, da Argentina, está fazendo uma enquete sobre quem vai ganhar a Copa de 2006. Os argentinos, claro, estavam na frente, até um brasileiro descobrir a pesquisa, avisar os amigos, que avisaram os amigos, e assim por diante. Vote aqui e descubra no que deu a participação brasileira na enquete: http://comunidad.lanacion.com.ar/encuestas/encuestaPregunta.asp?encuesta_id=2134
A INDÚSTRIA de papel Klabin lançará em fevereiro um livro sobre as espécies de mamíferos que habitam os 230 mil hectares de florestas que a empresa possui em 11 municípios da região de Telêmaco Borba (Centro-Leste do Paraná). Nessa gigantesca área, da qual quase 40% (85 mil hectares) é remanescente de mata nativa, vive, por exemplo, o lobo-guará, espécie ameaçada de extinção.
TARIFA DE pedágio não é só motivo de discussão no Paraná. No estado de São Paulo, o governo também estuda formas de amenizar o impacto da cobrança para quem usa com freqüência trechos pedagiados. O próximo contrato de concessão, que vai privatizar o sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto, e das rodovias D. Pedro I e dos Tamoios, vai incluir cláusulas de descontos progressivos para quem passar pelas praças de cobrança várias vezes no mês, como já ocorre nas marginais da rodovia Castelo Branco... ...A PROPOSTA inicial sugere uma variação de 2% (para quem faz o trecho até 10 vezes em 30 dias) até 50% para quem passa pelo pedágio 40 vezes no mesmo período. A agência reguladora de transporte do estado vai incluir a cláusula no edital que deve ser publicado até o final do mês. A mesma medida deve entrar na discussão com as 12 concessionárias que administram 3.600 km de estradas de estradas paulistas.
TURISTA EM Pontal do Paraná tem que torcer para acertar o vendedor de água de coco, caso queira abrir a fruta para comer a polpa. Isso porque tem ambulante que se recusa a quebrar coco vendido pela concorrência. Já para a maioria, fazer a mesma gentileza pode garantir a venda de mais uma unidade. É o atendimento que faz a diferença...
DECLARAÇÃO DE amor de um motorista por Curitiba afixada no vidro traseira do seu carro: "Quanto mais conheço o Brasil, mais amo a minha cidade".
* O artista plástico Sergio Moura orienta oficina de pipas na Biblioteca Pública do Paraná na próxima sexta-feira, dia 20, das 13 às 17 h. A atividade é dirigida a pais e filhos interessados a aprender a fazer o artefato.
* "Duvidar de tudo é como acreditar em tudo. São posições igualmente perigosas. Ambas nos dispensam de refletir". (Henri Poincaré)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião