A crise da Varig despertou uma discussão nova para os consumidores brasileiros. A milhagem acumulada no programa Smiles é propriedade do cliente ou um brinde concedido pela companhia, sobre o qual não cabe reivindicação? Segundo o Procon de São Paulo, há um entendimento segundo o qual as passagens obtidas por meio dos programas de milhagem são bilhetes convencionais, pagos aos poucos pelo cliente habitual da empresa. Sendo assim, precisariam ser honrados. Pena que essa visão não estava consolidada alguns anos atrás, quando Vasp e Transbrasil deixaram na mão quem tinha milhas da empresa.
Aliás, os usuários da Varig nos últimos dias tinham muito em comum com Tom Hanks. Alguns se sentiam como o personagem do filme O náufrago, abandonado em um lugar distante de casa. Outros, dormindo em aeroportos e esperando uma definição que nunca aparece, sentem-se uma encarnação de Viktor Navorski, o personagem vivido pelo ator em O terminal.
Poucas vezes o cenário das eleições para a presidência da República foi tão previsível quanto é agora exceção talvez para o pleito em que Fernando Henrique Cardoso foi reeleito, numa disputa que desde muito antes já se desenhava polarizada entre ele e Lula. Desta vez, parece que desenha-se um sufrágio à moda americana, em que os candidatos são dois e os outros fazem mera figuração. Não sobra muita opção para quem não se agrada com Lula e Alckmin.
"Você pode me passar os dados para mim estar alterando o seu cadastro?", pergunta a atendente do telemarketing de um banco, com uma voz quase adolescente. OK, a culpa não é dela. Mas já faz anos que a sociedade brasileira se revolta contra esse tipo de atentado ao idioma. Apesar disso e da solidariedade da Associação das Empresas de Telemarketing, que criou uma campanha contra o dialeto do gerundismo , nada parece mudar.
Ocorre hoje no hotel Tívoli (Rua Ébano Pereira, 139) uma palestra sobre motivação para pessoas portadoras de esclerose múltipla, promovida pelo laboratório Schering do Brasil. A esclerose é uma doença inflamatória crônica do sistema nervoso central, que ataca pessoas entre 20 e 40 anos e provoca dificuldades motoras e sensitivas. De acordo com a Federação Internacional de Esclerose Múltipla, existem cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. A palestra é para os pacientes e sua família.
É quase como um estágio: 400 estudantes do ensino médio de Curitiba aprenderão de perto hoje como funciona o trabalho de um banco neste sábado. Eles vão participar do "Bancos em Ação", um jogo virtual em que equipes terão de administrar uma instituição financeira. A equipe vencedora irá representar o Paraná no torneio nacional.
O Hospital de Clínicas, a Escola Vivian Marçal e a Creche Jerusalém são as três instituições beneficiadas neste ano pela tradicional festa junina das Escolas Positivo, instituições de educação básica do Grupo Positivo. O evento ocorre hoje nas unidades Positivo Júnior e Positivo Jardim Ambiental.
* "Ninguém ganhou a última guerra nem ninguém ganhará a próxima." (Eleanor Roosevelt, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, 1884-1962)