Sexta-feira, dia 7, por volta das 23 horas. O celular do motorista da linha Interbairros 3 toca em pleno trajeto do ônibus rumo ao terminal do Capão Raso, em Curitiba. Para surpresa dos passageiros, ele atende o telefone e continua dirigindo normalmente, num flagrante desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe o uso de celulares no trânsito. Não, não era nenhuma emergência pelo menos a julgar pelas risadas e a calma com que a conversa foi mantida.
... segundo o CTB, conversar no celular ao mesmo tempo em que se conduz um veículo configura uma infração média. Gera quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13. Mas podia perfeitamente ser considerada grave, já que além da própria vida, o motorista pôs em risco a de outras dezenas de passageiros. E se ele bate o ônibus?
Depois de quase meio século sediada no Edifício Maringá, na Rua Cândido Lopes, a seção Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai mudar para uma nova sede no bairro Ahú. O imóvel na Rua Brasilino Moura tem 4.778 m2 de área construída e será inaugurado no próximo dia 19, às 19 horas. Antes, a OAB Paraná já manteve sua base nas ruas Monsenhor Celso e Dr. Muricy. No novo endereço, será mantido o nome da sede: Presidente Accioly Neto.
Um menino de 13 anos foi a sensação da primeira feira de economia solidária, realizada em Castro, nos Campos Gerais, no final de semana. Alison Galetto faz artesanato com casca da árvore de butiá, um tipo de palmeira. Usa o material como tela e pinta referências regionais, como pássaros e pontos turísticos. Desde pequeno ele leva jeito para a pintura e com o incentivo dos pais, começou a trabalhar em casa há dois meses. Hoje já possui 42 peças, além de origamis e abajures.
A população de Curitiba já reconhece no telefone 156 um canal direto de comunicação com a prefeitura para fazer reclamações, pedidos, críticas ou simplesmente obter informações. Prova disso é que no primeiro semestre deste ano, a central 156 superou a marca de 1 milhão de ligações atendidas. De janeiro até o fim do mês de junho foram exatas 1.038.097 telefonemas, segundo a assessoria da prefeitura.
O Memorial de Curitiba abrigará, a partir desta quinta-feira a exposição "Bordados da Caatinga". O público terá a oportunidade de conhecer e adqüirir a produção artesanal das moradoras de Dom Inocêncio, no Piauí. A mostra permanece até o dia 23, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; sábados e domingos, das 9h às 15h. A entrada é franca.
* A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está recebendo desde ontem a documentação necessária dos interessados em pedir transferência externa ou isenção do vestibular à universidade. O atendimento ocorre das 9 às 20 horas até sexta-feira e das 8 às 12 horas no sábado. A taxa de expediente é de R$ 50. Mais informações no endereço www.pucpr.br.
* "O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo".(Oscar Wilde)