Os dois patinetes motorizados que estão sendo testados pela Guarda Municipal de Curitiba para fazer a vigilância do calçadão da Rua XV de Novembro não têm sido apenas motivo de curiosidade dos pedestres que passam pelo Centro. O veículo também é alvo de ironias. Ontem, um curitibano que avistou o segway, como o equipamento é chamado, comentou em voz alta: "Olha lá os caras [guardas] andando em cima do nosso dinheiro". Detalhe: cada patinete custa R$ 24,15 mil.
... em uma enquete realizada pelo Paraná TV, 83% das quase 2,5 mil pessoas que votaram pela internet ou pelo portal de voz da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) reprovaram o uso de patinetes motorizados pela Guarda Municipal. Os demais 17% são favoráveis. A causa da rejeição, provavelmente, é o alto custo do equipamento. Pelo valor de cada patinete, a prefeitura poderia comprar 18 bicicletas (1,3 mil cada uma) das que já são utilizadas pela ciclo patrulha da Guarda Municipal.
No final do século 19, os irmãos Arcângelo e Antônio De Bona chegaram ao Paraná, vindos da Itália, em busca de novas oportunidades. Antônio viria a ser o pai do renomado pintor paranaense Theodoro de Bona, nascido em Morretes em 1904. Passados 129 anos da chegada dos dois irmãos, representantes de três gerações se reúnem hoje, em Curitiba, para participar do 4.° Encontro da Família De Bona. Cerca de 150 pessoas são esperadas para um almoço no Restaurante Siciliano, em Santa Felicidade.
As férias de julho estão movimentando os shoppings da capital, com várias opções de lazer para a criançada. No Shopping Curitiba, meninos e meninas com 4 anos ou mais podem conferir os cenários da Barbie Fashion Fever e do Hot Wheels Radical até o próximo dia 30. As meninas podem se maquiar, vestir roupas da barbie e tirar uma foto mediante a doação de um pacote de fralda descartável. Já o Shopping Cidade criou uma fábrica de chocolate, onde as crianças participam das oficinas e depois comem os bombons de graça. Há ainda muitos jogos e brincadeiras.
A Fundação Pró-Renal está desenvolvendo neste ano a campanha "Creatinina, você sabe como está a sua?" para alertar sobre o perigo das doenças renais. A entidade criou os produtos da campanha da creatinina camisetas, bonés e squeezes. Lançadas por celebridades como o ator Bruno Gagliasso, as atrizes Maitê Proença e Carolina Ferraz, as camisetas, bem como os demais produtos, estão à venda na sede da Fundação Pró-Renal (Avenida Vicente Machado, 2.190, Curitiba). Mais informações pelo telefone (41) 3312-5483 ou no endereço www.prorenal.org.br.
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Paraná lança amanhã um serviço de ouvidoria para estreitar o contato entre a entidade e os profissionais da área. A ouvidoria atenderá pelo telefone 0800-647-0067.
* O Clube Morgenau já está preparando o tradicional baile do Dia dos Pais, que ocorrerá no dia 4 de agosto, às 21 horas. Os convites com jantar incluído já podem ser adquiridos na Avenida Souza Naves, 945. A festa será animada pela banda Toque de Imaginação.
* "A segurança será sempre precária onde houver o clamor dos oprimidos." (Ulysses Guimarães, político.)