• Carregando...

O movimento duradouro nas lojas especializadas atesta: as famosas festas juninas não ocorrem mais só no mês de junho. Prolongam-se cada vez mais julho adentro, e é possível arriscar alguns palpites a respeito dessa mudança. Primeiro: como as festas são associadas ao frio e o frio costuma ser maior em julho, festeje-se então em julho. Segundo: as férias escolares hoje são mais curtas do que antigamente, e costumam começar em meados de julho. Como muitas escolas programam-se para fazer suas festas no encerramento do primeiro semestre letivo, elas acabar ocorrendo neste mês. Terceiro: o crescimento da parcela evangélica na população brasileira.

Explica-se: como não admitem o culto aos santos católicos, os protestantes não vêem com simpatia a vinculação das festas às comemorações dos dias de São Pedro, São João e Santo Antônio. Mesmo assim, acreditam que as festas fazem parte do folclore e da cultura brasileira, por isso mantêm a comemoração – mas em outra época. Surgem, assim, as festas julinas

Muita gente anda recebendo por email propostas de empresas que oferecem serviços de telefonia interurbana pela tecnologia Voip (Voz sobre IP), que usa a internet como base para as ligações. O discurso dos emails lembra as velhas correntes. Promete rendimentos de até R$ 10 mil mensais no prazo de dois anos para quem aderir ao sistema proposto. Para isso, bastaria usar os serviços da tal empresa e convencer outras pessoas a fazer o mesmo. A quem sentiu-se tentado a conhecer os tais serviços, uma advertência: tome cuidado para não cair em um golpe. Um modelo de negócios em que todo mundo ganha dinheiro com certeza tem algum furo – afinal, quem vai pagar pelos ganhos dos usuários?

Gustavo Franco, o xerife do Banco Central durante parte dos governos de Fernando Henrique Cardoso, está mostrando nos cinemas seu lado doce. Não, ele não virou ator nem roteirista, muito mesnos diretor. A sua corretora de valores, a Rio Bravo, está investindo na produção de três filmes, entre eles O maior amor do mundo, de Cacá Diegues.

Será lançado na quarta-feira, em Curitiba, o movimento Inova Engenharia, que pretende adaptar os cursos de engenharia do país às necessidades do setor industrial. Nacionalmente, a iniciativa foi apresentada no final de maio, em Brasília, e conta com o apoio das organizações ligadas à Confederação Nacional da Indústria. A solenidade será às 18 horas, no Cietep.

Em 17 de julho de 1976 o Timor Leste foi anexado pela Indonésia. Era o início de um período negro, em que um número estimado entre 50 mil e 200 mil timorenses foram mortos. Independente desde 2002, o país passou por um período atribulado recentemente, com conflitos internos que exigiram a presença de tropas australianas para serem pacificados. O Timor é o único país da Ásia cujo idioma oficial é o português.

* "Quando bebemos café, as idéias marcham como em um exército." (Honoré de Balzac, escritor francês, 1799-1850)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]