Cena ocorrida nesta semana em um shopping center de Curitiba. Um menino de quatro anos descia pela escada rolante, depois de assistir no cinema o desenho animado Carros. Na hora de saltar o último degrau, ele acabou ficando preso no mecanismo. Ele chorou, a mãe entrou em desespero. O tênis que o garoto usava foi "comido" pela máquina até a metade. Dentro do que restou do calçado, estavam os dedinhos do menino todos intactos, sem arranhão. Diante da tragédia que poderia ter ocorrido, foi um milagre. Que, aliás, serve de lição para os pais: qualquer segundo de desatenção com os pequenos pode ser perigoso.
Uma grande perda no Centro Cívico ocorreu na manhã de ontem. Vítima dos ventos, a acácia que subsistia em frente ao monumento ao desbravador Cabeza de Vaca tombou. As raízes, enfraquecidas, mostram que a saúde da árvore já não andava bem havia um bom tempo. Ninguém ficou ferido com a ocorrência apenas a paisagem do Centro Cívico, que perdeu um pouco do seu charme.
Três anos depois, o pesadelo dos europeus está de volta. Em agosto de 2003, cerca de 15 mil pessoas morreram devido a uma onda de calor no velho continente. A maioria deles eram idosos, que não resistiram a semanas seguidas de temperaturas na faixa dos 40º Celsius e faleceram devido à desidratação ou à pressão baixa. Agora, uma rede de 130 centros de atendimento de emergência tem dado prioridade a esse público. Funcionários do serviço de saúde têm ligado para os pacientes, perguntando se estão sentindo-se bem e se têm tomado pelo menos um litro de água por dia.
Indústrias do setor moveleiro do Sudoeste do Paraná devem se transformar no mais novo Arranjo Produtivo Local (APL) da economia paranaense. Os APLs são núcleos de produção especializada que ganham competitividade com planejamento conjunto e com o aproveitamento das potencialidades das várias empresas que os compõem. Em Francisco Beltrão, Ampére, Pato Branco e Marmeleiro, a Federação das Indústrias detectou a presença de 273 indústrias na área de móveis e madeira. Um projeto com a estrutura do APL local deve ficar pronto em 30 dias.
Alunos e professores de Direito das Faculdades Curitiba participam hoje e amanhã de um mutirão no Parque Peladeiro, no bairro Cajuru, para dar orientação jurídica gratuita à população. Caso o atendente detecte que há possibilidade de entrar com algum tipo de ação, o interessado será encaminhado para a sede do Núcleo de Prática Jurídica, na Rua Senador Alencar Guimarães, 90, Centro. O atendimento é gratuito.
Você já teve problemas para entrar em uma casa ou num edifício público? Uma pesquisa do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR) mostrou que praticamente todas as pessoas já passaram por isso. E incluiu o tema em sua agenda: realiza 9 de agosto o seminário "A acessibilidade: responsabilidade profissional", no Auditório Azul do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, no Campus Jardim Botânico.
* "Coragem é manter a classe sob pressão."(John Fitzgerald Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, 1917-1963)
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião