Saber frear é uma arte, pelo menos quando o assunto em questão é um ônibus lotado de passageiros que viajam em pé. Que o digam os usuários do transporte coletivo de Curitiba que passam por maus momentos quando o motorista faz aquela frenagem abrupta, que joga todo mundo para a frente. Uma leitora da coluna conta que duas vezes no mesmo dia teve o infortúnio de ser projetada para a frente. Na primeira vez bateu o ombro contra a barra de apoio; na segunda foi uma joelhada no encosto do banco.
O episódio da prisão dos PMs ladrões, na terça-feira, é uma triste marca para a passagem do 152.º aniversário da corporação, comemorado hoje. A Companhia de Força Policial da Província do Paraná foi criada no dia 10 de agosto de 1854, pela Lei 07, sancionada pelo presidente Zacarias de Góes e Vasconcelos. Seu primeiro comandante foi o capitão Joaquim José Moreira de Mendonça.
Um pátio lotado com carros abandonados, apodrecendo a céu aberto e tomados pelo mato. A cena pode ser vista da janela de um dos prédios vizinhos a delegacia de Furtos e Roubos do Portão. Na tarde de terça-feira, um dos veículos era minuciosamente revistado por um policial.
O cine Lido, um dos mais freqüentados em Curitiba na década de 80, reabriu suas portas. Localizado na Rua Ermelino de Leão, o cinema abandonou a linha de grandes lançamentos da indústria cinematográfica americana, que fidelizaram o público no passado. A placa, na entrada da galeria, não deixa dúvidas sobre o novo catálogo da casa: "Cine Pornô".
Curitiba, famosa pela umidade que intensifica o frio durante o inverno, está mais seca que de costume. Para algumas pessoas, a secura do ar tem um efeito físico: ardência nos olhos, irritação da mucosa do nariz e alergias. Sofre mais quem é alérgico a pó, já que a falta de chuva torna o ar mais carregado de partículas em suspensão. Ontem a umidade relativa do ar estava em 70% em Curitiba. Podia ser pior: em Brasília a umidade chegou ontem aos 25%.
Os alunos-pacientes das classes hospitalares do Hospital Pequeno Príncipe, Hospital de Clínicas, Erasto Gaertner e a Associação Paranaense dos Hemofílicos vão utilizar os kits tecnológicos Lego em suas atividades. O material é o mesmo usado nas aulas da rede municipal de ensino. Mais do que montar peças, os kits demonstram conceitos de força, alavanca e engrenagens e correspondem aos quatro primeiros anos do ensino fundamental.
Mais de 3 mil alunos do colégio Dom Bosco participam, a partir de amanhã, das olimpíadas da escola. Na abertura, marcada para às 20 horas, no Ginásio do Circulo Militar, com a apresentação especial das ginastas Daiane dos Santos e Danielle Hypólito. As competições serão sempre nos fins de semana, até dia 3 de setembro.
* São José dos Pinhais realiza a 5.ª Festa do Vinho neste fim de semana. Além da bebida artesanal, comidas típicas, apresentações culturais e mostra de folclore fazem parte da programação do Caminho do Vinho, na Colônia Mergulhão.
* "A solução natural é a curva, presente em tudo: no raciocínio, no universo, na democracia, na vida."(Oscar Niemeyer).