No próximo mês, finalmente o Caminho do Itupava será inaugurado, tornando-se uma opção de lazer na Serra do Mar. A festa será no dia 14, de manhã em Quatro Barras, precisamente no distrito da Borda do Campo, onde a estrada indígena começa, e à tarde, em Porto de Cima, local em que se encerra o percurso de 22 quilômetros, 16 restaurados. O Itupava é um caminho de pedras que leva do planalto ao litoral. Caiu em desuso com a construção da Estrada da Graciosa e da estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá.
O resgate do Itupava era esperado há décadas. Para turistas, a operação será simples. Há ônibus para Borda do Campo e, no princípio, uma estrutura turística para chegar ao vilarejo. Para não-iniciados, o percurso deve levar até sete horas. Em Porto de Cima, às 16h15, haverá condução de volta até Curitiba. Os mais animados podem descer até Morretes.
A arqueóloga Cláudia Parellada, do Museu Paranaense, defendeu em março deste ano uma tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Seu tema é o Alto Vale do Ribeira e a presença da cultura Jê, em especial o modelo de sociedade que ali se formou. Cláudia é uma das profissionais do ramo mais respeitadas do estado, ao lado de Igor Chmyz, da UFPR, de quem foi aluna. Junto ao Museu Paranaense, é presença constante em prospecções arqueológicas em áreas de barragem no interior do Paraná. Seu trabalho pode ser conferido em www.teses.usp.br. É só digitar "parellada".
O baixo nível do lago do Barigüi fez com que os responsáveis pela área de diversões reduzissem o espaço onde os turistas podem circular com pedalinhos. Isso porque o perigo do brinquedo atolar em bancos de areia está maior, até porque os barcos estão avançando rapidamente pelo lago.
Será comemorado amanhã o Dia Nacional Contra o Fumo. A data remete a dois fatos relevantes: a sanção presidencial da primeira lei federal antitabagismo e a primeira greve contra o fumo, na década de 60, que foi realizada em Curitiba.
Um leitor da coluna escreve lá do Campina do Siqueira para lamentar o estado de abandono do Rio Barigüi, que atravessa regiões residenciais e locais que atraem muita gente, como o Parque Barigüi, o ParkShopping e o Carrefour, mas continua sendo tratado como um esgoto ao ar livre. Por que a municipalidade não investe em paisagismo, cuida da mata ciliar e instala uma ciclovia ao longo do rio? Fica a sugestão para o prefeito.
A Associação Socorro aos Necessitados, mantenedora da Creche Meu Pequeno Reino e do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, recebe doações de agasalhos e cobertores nas sedes da Luto Curitiba, na Av. Marechal Floriano Peixoto, 306 e na Av. Marechal Floriano Peixoto, 432.
O inverno com cara de primavera fez florirem os ipês-amarelhos do Jardim das Américas, que anda belíssimo com as calçadas cobertas de flores.
* "Quando alguém está apaixonado, começa por enganar-se a si mesmo e acaba por enganar os outros. É o que o mundo chama romance."(Oscar Wilde)