Oito horas da manhã de quinta-feira. Um mendigo caminha pelo leito quase seco do Rio Bigorrilho, no trecho em que ele corre, canalizado, pela Rua Saldanha Marinho. O homem caminha tranqüilamente onde antes havia água, escolhe um local mais "confortável", senta e come seu pão. Só precisou desviar de algum resto de água que empoça as partes mais baixas do leito do Bigorrilho.

CARREGANDO :)

Por falar em rios, está cada vez mais difícil encontrar um curitibano que saiba os nomes dos rios da cidade. O Rio Bigorrilho, por exemplo, que é um afluente do Rio Ivaí, é muito confundido com o Rio Belém.

Um grande shopping de Curitiba adotou a aromatização de ambiente como mais uma atração em seus corredores. Não importa qual vitrine se contemple, o perfume é o mesmo: essência de eucalipto. Nada mal, antes assim do que qualquer outro odor menos agradável. Mas há alguns inconvenientes... além de pasteurizar o ambiente — tudo fica com o mesmo cheiro, de loja de sapato a cafézinho —, torna-se um pouco enjoativo. Os clientes ainda têm a opção de ir embora em caso de desconforto. Mas funcionários e vendedores são obrigados a inalar o tal perfume o dia inteiro...

Publicidade

Um bar no Juvevê instalou cintos no balcão para segurar os clientes que exageram na bebida e balançam perigosamente sobre as banquetas. Muita gente usa, felizmente, só de brincadeira.

A Fundação Pró-Renal participa da Feira de Serviços e Cidadania, que vai de hoje até 7 de setembro, das 9 às 17 horas, na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu. A Pró-Renal fará verificação da pressão arterial e orientação de prevenção por fatores de risco para doença renal. Pessoas com risco para desenvolver uma doença renal (principalmente diabéticos, hipertensos e pacientes cardíacos) serão submetidas a exames parciais de urina. Os resultados destes exames serão divulgados na hora e quem apresentar alterações na urina será orientado a realizar avaliação médica em uma unidade de saúde.

Associação de Apoio à Dermatite Atópica faz amanhã uma reunião pública para esclarecer dúvidas sobre a doença. Será às 9:30, no CRE metropolitano (Saúde Pública) da Rua Barão do Rio Branco 465. Os organizadores pedem para os interessados confirmarem presença pelo telefone: 3304-7558.

Os 295 ônibus novos que entrarão nas linhas do transporte coletivo da cidade até o fim do ano têm bancos para idosos, gestantes e deficientes pintados de vermelho, em contraste com os bancos cinza para os demais passageiros. A Urbs espera que a diferença de cores, além dos adesivos que alertam para a reserva dos lugares, incentive o respeito aos mais velhos, às mulheres grávidas e aos portadores de necessidades especiais. Em todos os ônibus da cidade, 20% dos bancos são reservados para idosos, gestantes e deficientes.

* "A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar. Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada, o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso e ensinar a paciência do pescador. Antes que tudo isso se fizesse o desvalido não morreria de fome?"(Cora Coralina)

Publicidade