Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Notas e curiosidades

MUITA GENTE tem dúvidas em relação às compras via internet. Mas as empresas do setor têm trabalhado para compensar os consumidores por isso, e o resultado já pode até ser medido pela estatística. Na semana passada, o Programa de Administração do Varejo da USP divulgou a inflação de outubro nas compras pela rede – um índice chamado "e-flation". O resultado foi uma deflação de 2,7%. A maior queda de preços foi registrada no segmento "Viagem e Turismo", com -13,25%. Até os brinquedos, vedete do mês por causa do Dia das Crianças, baixaram 2%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula 12,8% de deflação.

BANGLADESH NUNCA HAVIA tido um Nobel até a última sextafeira, quando Mohamed Yunus foi anunciado como o ganhador do prêmio da Paz. Mas já havia estado, de uma outra maneira, presente na distinção. Em 1998, o indiano Amartya Sen ganhou o Nobel de Economia por sua contribuição à Economia do Bem-Estar. Um de seus trabalhos mais importantes no tema foi a respeito da fome em Bangladesh, nos anos 70, em que ele conclui que o problema era muito mais uma conseqüência de disputas políticas que resultaram na má distribuição dos recursos do que na real falta de alimentos.

ALÉM DE DIVIDIR ESPAÇO com os apressadinhos que passam pela Avenida das Torres a mais de 100 por hora – uma velocidade que dificulta muito a vida dos pedestres das redondezas –, o motorista cumpridor dos seus deveres precisa se defender das crateras abertas pelo trânsito pesado e asseguradas pela manutenção duvidosa. São várias num trecho de 5 km, e não apenas na faixa dos veículos lentos. Pena que neste ano não temos eleição municipal...

NUMA RUA PARALELA À RUA XV, no Alto da XV, um quintal lembra a chegada da casa de Dorothy na terra de Oz. É como se o ciclone da história tivesse atingido uma usina de reciclagem: num terreno, vêem-se quilos de embalagens plásticas, caixas e latas espalhadas. Para completar o cenário surreal, galos se empoleiram nos muros, como enfeites.

O CLUBE CURITIBANO será palco amanhã de um desfile de modas beneficente. A partir das 17h30, grifes da capital irão apresentar suas coleções no Salão Azul do clube, com recursos destinados à Fundação Francisco Bertoncello. Os ingressos custam R$ 25,00. Mais informações: (41) 3016-5310.

* O Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC), com apoio do Shopping Curitiba, recebe, de 16 a 22 de outubro, óculos usados em uma campanha destinada a doar armações e lentes para pelo menos 350 pessoas carentes, encaminhadas por instituições beneficentes.

* "Quando os verdadeiros inimigos são muito fortes, é preciso escolher inimigos mais fracos." (Umberto Eco, escritor italiano nascido em 1932.)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.