O garoto Leonardo de Melo Silva, de Umuarama, desaparecido há cinco anos, também é tema de um e-mail que traz um vírus cavalo de tróia, que rouba senhas quando instalado nos computadores de usuários incautos. Ocorre que, além do apelo emocional para instalar os programas espiões, essas mensagens atrapalham a dinâmica que órgãos sérios têm para divulgar novos casos de desaparecimentos. O Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida no Paraná o Cridespar usa, por exemplo, o "Alerta Gui", enviando e-mails com fotos da criança que está sendo procurada. Justamente para evitar suspeitas e garantir que a mensagem seja ao menos lida, a coordenadora Marília Marchese evita links e anexos. O mesmo procedimento é adotado quando a criança é encontrada, para evitar que a foto dela permaneça circulando na rede.
Há trânsito também no céu de Curitiba. A campanha política tornou o tráfego aéreo mais intenso nos últimos dias. Dois balões disputam a atenção do eleitor, estampando os números dos candidatos.
A rotina do trabalho de carga e descarga de uma confeitaria na Rua Senador Alencar Guimarães, perto da Praça Rui Barbosa, já rendeu reclamações à prefeitura, mas nenhuma providência. Quase que diariamente um caminhão fica atravessado na calçada, com a traseira aberta para a loja para que as mercadorias sejam descarregadas. Como se não bastasse o bloqueio, os responsáveis ainda impedem o pequeno trecho de passagem que resta entre o caminhão e a porta com carrinhos de entrega, a fim de que o trabalho não seja interrompido pelos pedestres, que precisam desviar pela rua.
Com 1,37 milhão Big Macs vendidos 14% a mais do que em 2005 , o McDia Feliz 2006 superou a meta da campanha, alcançando R$ 9,4 milhões, que serão distribuídos entre 63 entidades de apoio a pacientes com câncer em todo o país. Só no Paraná, foram R$ 370 mil arrecadados em Curitiba e mais cinco cidades no interior do estado. A capital superou em 40% o valor do ano passado, que será dividido entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner, e a Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN).
Quatro dos nove estudantes de ensino fundamental escolhidos para a fase regional sul do prêmio Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú, são do Paraná: Silvio Castanha da Silva, de Castro (primeiro lugar em Poesia); Kelli Carolina Bassani, de Toledo, Aran dos Santos, de Paranavaí (primeiro e segundo lugares em Memória); e Patrícia Covalski Camargo, da Lapa (terceiro lugar em Opinião) foram premiados ontem. Os primeiros lugares de cada gênero no total de 21 estudantes em todo o país disputam a grande final no dia 4 de dezembro, em São Paulo.
Repórteres da Gazeta do Povo participam da XV Semana de Comunicação da UEPG, que ocorre até amanhã. Hoje, Ana Luzia Mikos, Rodolfo Bürher e Leonardo Mendes Júnior ministram palestra sobre coberturas especiais. Ana e Rodolfo estiveram na Alemanha, na última Copa do Mundo, e Leonardo é o editor do caderno de Esportes. Será às 19h, no grande auditório da UEPG.
* "Qualquer atividade torna-se criativa quando quem a pratica se interessa por fazê-la bem-feita, ou melhor."John Updike.