- O tempo quente ontem foi uma boa notícia para a trupe que entra em campo depois da votação. Os varredores de rua certamente terão menos trabalho para limpar a cidade desta vez. Além da considerável redução da quantidade de santinhos espalhados no chão, o sol e o calor do segundo turno contribuíram para evitar que tudo ficasse mais sujo, diferente do primeiro turno, quando a chuva e o papel formaram verdadeiros lamaçais de propaganda política nas portas das seções eleitorais.
- Alguns eleitores mantiveram o voto de protesto no segundo turno, e compareceram à votação com nariz de palhaço. Tinha gente que queria usar a fantasia completa.
- Uma enorme frota de veículos públicos é requisitada pela Justiça Eleitoral para os mais variados serviços no dia da votação. E entre os carros estão incluídos muitos do governo estadual. Para não dar margem à discussões, estes circularam com algumas folhas de sulfite cobrindo a plotagem que mostra o símbolo da atual gestão, o Cruzeiro do Sul. Mas em Curitiba, muitos carros da prefeitura estavam em circulação, sem nenhum disfarce.
- Como de praxe nos domingos de sol, a feira de artesanato do Largo da Ordem, em Curitiba, esteve lotada. Bem menor foi o movimento do fim de tarde nos barzinhos da região. A lei seca fez o pessoal desistir da esticada pós-compras e ir para casa mais cedo.
- Em alguns restaurantes, a saída para quem não abriu mão da cervejinha foi optar pela versão sem álcool. Os garçons tiveram que driblar as solicitações dos clientes teve quem pedisse caipirinha disfarçada na jarra de limonada.
- Mas teve estabelecimento que arriscou descumprir a legislação, antecipando a já encurtada lei seca, em vigor até as 18 horas de ontem. Foi o que pôde ser constatado em alguns locais, para surpresa de comensais acostumados a acompanhar o almoço, principalmente dominical, com um aperitivo, cerveja, vinho ou similar.
- Dia de eleição, para muitas famílias, é sinônimo de passeio de domingo. Não no sentido da diversão, mas do deslocamento. É comum cada um votar em um lugar diferente, obrigando todos a uma espécie de via sacra eleitoral. Pai, mãe e filhos, quando saem juntos e no mesmo carro, acompanham uns aos outros na hora de escolher seus candidatos.
- Ontem estava proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral seja comício ou carreata. Só era permitida a manifestação silenciosa do eleitor. Moradores do bairro Boa Vista, porém, foram surpreendidos, logo de manhã cedo, com um festival de buzinas.
- A próxima semana é a última para inscrição no vestibular do Centro Universitário Positivo (Unicenp). Os interessados têm até 6 de novembro para se inscrever via internet (www.unicenp.edu.br) ou até 7 de novembro para se inscrever pessoalmente.
* "A democracia se estabelece quando os pobres, tendo vencido seus inimigos, massacram alguns, banem os outros e partilham igualmente com os restantes o governo e as magistraturas." (Platão, filósofo grego, 428 a.C.-347 a.C.)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora