• Carregando...

O terminal do Guadalupe, no centro de Curitiba, é todo dia alvo de desrespeito e falta de educação – para não dizer coisa pior – por parte de alguns cidadãos. Uma caixa de telefonia na esquina da Rua João Negrão com a Pedro Ivo, na parede do terminal, é usada diariamente como mictório. O cheiro forte – e muitas vezes a própria cena – é uma verdadeira agressão aos milhares de pessoas que circulam por ali.

O feriadão é de expectativa para os administradores do Parque Nacional do Iguaçu. Estima-se que 18 mil pessoas passem pela reserva para conhecer as Cataratas até domingo. O fluxo deve ajudar a recuperar a queda constante do número de visitantes do parque. Há seis meses consecutivos, o PNI registra baixas no movimento de turistas. Em outubro deste ano foram 81.008 ingressos vendidos contra o 107.679 no mesmo período do ano passado, numa queda de 24,76%. Em 2005, a atração bateu recorde de visitação com mais de 1 milhão de turistas.

Um equipamento capaz de identificar 32 doenças genéticas em apenas um exame é o destaque no Congresso Brasileiro de Prevenção em Saúde da Criança, que ocorre até domingo no Hotel Bourbon, em Curitiba. O espectômetro será utilizado pela Fundação Ecumênica de Apoio ao Excepcional (Fepe), a primeira instituição filantrópica do país a realizar o exame gratuitamente, a partir de dezembro. O exame substitui o teste do pezinho, capaz de identificar quatro doenças precocemente. A instituição pretende sensibilizar o Ministério da Saúde para que o exame seja oferecido pelo SUS.

Já estão à venda os cartões, calendários e brindes de fim de ano que ajudam a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) a promover o atendimento gratuito em sete unidades localizadas em cinco estados brasileiros. Ainda neste mês, um oitavo centro de assistência será inaugurado em Joinville, Santa Catarina. Os produtos podem ser encomendados, em lotes mínimos de R$ 30, pelo telefone (11) 5541-6000, pelo fax (11) 5541-6010 ou pelo site www.aacd.org.br.

A embaixada e os consulados do Japão se preparam para comemorar, em 2008, o centenário da imigração japonesa no Brasil. O navio Kasato Maru, que trouxe para cá os primeiros imigrantes da Terra do Sol Nascente, aportou no Porto de Santos (SP) no dia 18 de junho de 1908, depois de 52 dias de viagem. Hoje há 1,4 milhão de nipo-descendentes no Brasil, 150 mil deles no Paraná. Para celebrar a data e ampliar a fusão das duas culturas, os governos do Brasil e do Japão vão declarar 2008 como o "Ano do Intercâmbio Brasil–Japão".

Livros e gibis para estruturar a brinquedoteca, biblioteca e a gibiteca da escola educação especial Nabil Tacla, de Curitiba. A campanha de Natal deste ano quer arrecadar doações que permitam criar novos equipamentos para as crianças atendidas pela instituição. Pode ser novo ou usado, de qualquer conteúdo. Com a festa de fim de ano programada para o dia 13 de dezembro, bom mesmo é que os "presentes" cheguem até essa data. Informações sobre entrega e coleta de donativos pelo fone 3013-9315.

* "Forte é quem ousa e se aventura em situações novas, porque tem convicção íntima de que, se fracassar, terá forças interiores para se recuperar."(Flávio Gikovate).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]