• Carregando...

O "fator Chávez" está tomando conta do continente. Se já não bastasse o próprio Hugo (que enfrentará as urnas novamente em dezembro), líderes que postulam idéias similares começam a surgir por toda a América Latina. Há Evo Morales, presidente da Bolívia; Rafael Correa, candidato no Equador. A moda chega agora à América Central – o favorito nas eleições de amanhã é Daniel Ortega, da Frente Sandinista. Se eleito, será sua segunda passagem pelo cargo: ele comandou um governo de esquerda de 1985 a 1990. "Quero que ele ganhe", declarou publicamente Chávez em abril passado, quando a Venezuela assinou com prefeituras nicaragüenses um acordo para compra de petróleo a preços preferenciais.

No Brasil, o governo Lula flerta com Chávez, ora aproximando-se, ora incomodando-se com sua influência sobre os países vizinhos. Mas o estilo Chávez aparece como influência certeira na esfera estadual.

O trânsito de Curitiba está virando uma terra-sem-lei. É cada vez mais comum ver carros furando o sinal, avançando em pedestres, parando em fila-dupla e fazendo todo o tipo de abusos nas ruas. Nos finais de semana, então, parece que cada um dirige do jeito que quiser, sem se preocupar com as regras. Por onde anda a repressão à bagunça?

O Brasil já tem 331 pontos de cobrança de pedágio em operação, segundo levantamento do site Estradas.com.br, que pretende incluir informações e notícias sobre o tráfego nas estradas brasileiras. Com a concessão de oito novos trechos rodoviários, que vem sendo preparada pelo governo federal, o país chegará a 393 praças. O Paraná é o segundo estado em extensão de rodovias pedagiadas (são 2.495 quilômetros, um a mais que o terceiro colocado, o Rio Grande do Sul; São Paulo é o primeiro, com 3.500 quilômetros). Mas fica em terceiro em número de praças – 56, contra 159 em são Paulo e 73 no Rio Grande.

CICLISTAS FORÇADOS são os trabalhadores, estudantes e outros usuários que diariamente trafegam pelas vias públicas de Curitiba, muitos deles por falta de condições para pagar passagens do transporte coletivo. À tarde, na saída do expediente, é possível observar essas pessoas pedalando suas bicicletas pelas rampas e cruzamentos da cidade, onde não há ciclovias, situação que justifica apoio aos subsídios pleiteados pelas Prefeituras para reduzir as tarifas de ônibus.

A data de 4 de novembro é de grande importância na história de Curitiba. Em 4 de novembro de 1668 foi erguido, onde hoje é a Praça Tiradentes, o primeiro pelourinho, símbolo da dominação portuguesa sobre a cidade. Na ocasião, Mateus Leme foi nomeado capitão-provedor.

* Na mesma data, só que em 1899, foi publicada a "A interpretação dos sonhos", de Sigmund Freud. O livro é tido como uma das obras fundadoras da psicanálise, e apresenta o conceito freudiano de ego.

* "Pão e um gole de leite são vitórias! Um quarto quente: uma batalha vencida!"(Bertolt Brecht, dramaturgo alemão, 1898-1956.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]