Os turistas que passaram o feriado em Matinhos, no litoral do Paraná, ficaram espantados com o número de cães abandonados nas ruas da cidade. Tinha cachorro para tudo quanto era lado, mas especialmente nas imediações do Mercado Municipal de Peixes e da área onde ficam os barcos pesqueiros. Houve gente que não quis se arriscar a andar descalço na praia com medo de pisar em fezes caninas ou trazer para Curitiba uma lembrança nada agradável, como uma doença de pele.
Dois pesos para a mesma medida, literalmente. Num mesmo restaurante do Shopping Mueller duas balanças marcam pesos diferentes para o mesmo prato. Um cliente constatou a diferença de 11 gramas entre uma pesagem e outra. Ganhou uma explicação confusa a respeito da tara do prato e não deixou de observar outra irregularidade: o estabelecimento não mantém em local visível o valor do quilo do buffet.
Instituições e empresas prejudicadas pela fraude das carteiras de estudante falsas começam a reagir. O primeiro passo foi dado pelo Atlético, que vai destinar bilheterias exclusivas na Kyocera Arena para a comercialização de meio-ingressos e só fornecerá os bilhetes após os funcionários do clube tirarem cópias do documento estudantil e da carteira de identidade, que serão cadastrados. Depois, as informações serão checadas com as escolas e centros acadêmicos e, caso haja indício de falsificação, serão entregues às autoridades policiais.
Para evitar a ação de cambistas, pais que queiram comprar meia entrada para filhos de até 12 anos para os jogos do Atlético deverão, também, apresentar a certidão de nascimento dos menores, comprovando a idade e o parentesco. O foco principal da ação dos cambistas era justamente, segundo dados do clube, os meio-ingressos.
Ontem, nos arredores da Praça 29 de Março, no bairro Mercês, um grupo de crianças trocou o jogo "polícia pega ladrão" por uma variedade mais realística. Após praticarem pequenos assaltos nos sinaleiros da região, cerca de sete menores e uma moça mais velha foram detidos pela Polícia Militar. A ação chamou a atenção de quem passava pela rua Martim Afonso, pois quatro policiais em duas viaturas correram atrás dos pequenos infratores, que tentaram fugir, mas não conseguiram. Pena que não era brincadeira de verdade... O lançamento do catálogo do artista plástico Marcelo Conrado, hoje, às 20 h, no Museu Alfredo Andersen, vai ajudar a Associação dos Amigos das Crianças dom Doenças Hematológicas e Oncológicas. Toda a renda será destinada à entidade, que atua no Pequeno Príncipe. Conrado participa da semana de comemoração dos 146 anos do nascimento de Alfredo Andersen.
* O jornalista Carlos Alberto Pessôa lança nesta quinta-feira o seu terceiro livro, "O Sábio de Chuteiras", obra sobre o jogador Russo (Adolfo Milman), centro-avante do Fluminense nas décadas de 1930 e 40 e que foi o consultor de João Saldanha na Copa de 70. Será na Livraria Café Ghignone (Comendador Araújo, 534), a partir das 19 horas.
* "Cada um deve encontrar o caminho que lhe é mais adequado. O trem só pode correr sobre trilhos."(Yogaswami).