Passeio de barco pelo litoral é sinônimo de contato e respeito pela natureza, certo? Nem sempre. Se a bordo estiver alguém capaz de atirar ao mar uma latinha de refrigerante, a resposta será não. O descaso de alguns é tamanho que o sujeito não é capaz de andar dois metros dentro da embarcação para colocar a sujeira no local próprio, a lata de lixo. A paisagem testemunha que a atitude do poluidor não é incomum: presos nas raízes do mangue podem ser vistos sacos plásticos, latas e garrafas de água e refrigerante.
Uma operadora de telefonia celular, das maiores do país, pelo jeito funciona pelo fuso horário do Japão. Não é raro encontrar quem tenha sido acordado de madrugada pelo recebimento de mensagem de texto, informando de alguma promoção. Se enviado durante o dia, o recado poderia até ter efeito positivo. Mas às 4h da manhã, certamente não, especialmente durante o feriado. Adivinha se o teleatendimento funcionou para receber a reclamação?
O Hospital Pequeno Príncipe recebe hoje a doação de três mouses oculares, criados e desenvolvidos pelo professor e engenheiro eletrônico Manoel Cardoso, de Manaus (AM). O mouse ocular possibilita a comunicação daquelas pessoas que não podem mais falar nem se mover. Hoje o Pequeno Príncipe tem cinco pacientes que são potenciais usuários.
O Alphaville Graciosa Clube promove hoje o torneio Golf Beer 2006, que deve contar com a participação de mais de cem jogadores. No campo, o chope estará liberado para todos os jogadores (para melhorar a pontaria, talvez?). A cada copo consumidor será dada uma tacada de vantagem uma espécie de compensação pela perda de reflexos.
O Clube Paranaense de Criadores de Curiós e a Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos promovem amanhã o Campeonato Nacional de Canto de Pássaros. O evento acontece no Colégio Nossa Senhora de Medianeira (BR-476, no bairro Guabirotuba), das 8 às 12 horas. Serão apresentados cerca de 500 pássaros, entre azulões, bicudos, curiós e coleiros, todos com registro no Ibama.
O Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen) lança hoje um manual para esclarecer as dúvidas da população a respeito dos registros de nascimento, óbito ou casamentos. "Com o Guia do Registro Civil, pretendemos incentivar e apoiar que todas as pessoas retirem seus documentos, desde a certidão de nascimento, que é o ingresso para que a criança, no momento em que nasceu, torne-se um cidadão", diz o presidente do Irpen, Dante Ramos Junior. Os interessados em receber a publicação podem enviar um e-mail para irpen@anoregpr.org.br.
* Vale uma pergunta: se as pessoas não têm acesso ao registro (que, no caso do nascimento, é gratuito), como vão ter acesso ao manual?
* "A burocracia é uma máquina gigantesca manejada por pigmeus." (Honoré de Balzac, romancista francês, 1799-1850.)