A cidade paulista de Rio Claro está fazendo uma aposta arriscada para aumentar sua arrecadação. É uma espécie de versão municipal da guerra fiscal: empresas ou pessoas físicas que transferirem o registro de automóveis para a cidade receberão de volta, em dinheiro, 25% do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. A expectativa do município é dobrar a arrecadação do imposto, que em 2005 rendeu pouco mais de R$ 11,3 milhões aos cofres da cidade. Pode ser bom negócio para quem mora em São Paulo ou que tem estrutura comercial na cidade. Mas se algum paranaense ficou tentado, é melhor pensar bem: mesmo com desconto, o IPVA de São Paulo é maior do que o do Paraná.
Apesar das muitas facilidades que a tecnologia proporciona, não é todo mundo que gosta de usá-las. O telefone celular, por exemplo, costuma ter uma caixa postal, que recebe os recados quando o proprietário não pode atender. E não é que tem gente que põe uma mensagem nada convidativa nesta ferramenta, como "por favor, não deixe mensagem"? Vá entender...
A falta de respeito continua no trânsito curitibano. É comum ver carros estacionados na alameda Dr. Muricy, no centro de Curitiba, antes do horário permitido, que começa às 20h nos dias de semana. Os motoristas espertinhos esperam a saída dos os agentes de trânsito que em sua maioria encerram o expediente às 17h30 e atrapalham o tráfego justamente na hora de pico, após as 18h.
Por outro lado, não é sempre que a falta de respeito dos motoristas fica impune. Na última quarta-feira, durante o jogo do Atlético Paranaense contra o time mexicano Pachuca, ao menos 50 carros estavam estacionados nas calçadas em volta do estádio Arena da Baixada, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Para infortúnio dos desavisados, um policial militar gastava a caneta aplicando multas para quem não teve paciência em achar uma vaga mais longe. Será que eles vão ter coragem de recorrer?
A SEICHO-NO-IE promove amanhã o seu Seminário da Luz, das 8h30 às 16 horas, no Círculo Militar do Paraná. O evento será orientado por Marie Murakami, preletora aspirante da Sede Internacional do Japão. Esta filosofia pretende contribuir para ajudar as pessoas a promover mudanças na vida, substituindo o materialismo pelo espiritualismo. Mais informações pelo fone 3356-1414.
Adolescentes de Paranaguá apresentam hoje às 10 horas, no cinema do hipermercado Condor da cidade, um vídeo produzido como parte do projeto "Navegando nos Direitos", que pretende levar os jovens a refletir sobre os problemas sociais. A entrada é gratuita.
* A Câmara America de Comércio está fazendo um concurso de design para a marca "Brasil com z", que representa seu departamento de Relações Internacionais no exterior. A iniciativa é aberta a estudantes dos cursos de Propaganda e Marketing, Marketing, Publicidade e Propaganda, Design, Desenho Industrial e outros cursos de Comunicação. Mais detalhes pelo site www.amcham.com.br.
* "Sem problemas, que prazer haveria em trabalhar?"(Federico Fellini, cineasta italiano, 1920-1993)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora