Pobres crianças pobres! Para elas, o ideal era que o ano inteiro fosse dezembro, para que pudessem ser sempre presenteadas. Tudo porque em nome do Natal e dos encerramentos de fim de ano, elas cumprem agenda cheia de eventos e distribuição de brinquedos, roupas e brindes. Bom mesmo seria manter uma ação continuada – não só as maratonas dos papais noéis de plantão – mas programas de atendimento e assistência durante todo o ano.

CARREGANDO :)

Muitas vezes, as entidades beneficiadas acumulam grandes quantidades de um mesmo produto – já teve asilo que não sabia mais onde guardar ou consumir tanto panetone. Então, para racionalizar as doações, o ideal é ligar para a instituição, investigando as necessidades mais urgentes. Diretores de orfanatos e casas de abrigo lembram que, muitas vezes, as enxurradas de brinquedos passam despercebidas pelas crianças. Pulverizar as visitas e contribuições durante o ano é a melhor maneira de fazer boas ações para quem precisa, não só em dezembro.

Internas e convidados do Asilo São Vicente de Paulo assistem hoje a mais uma apresentação do Coral Marias do Tempo. O Natal Solidário da Vovó Noel ainda tem apresentações marcadas para os dias 19 e 21 de dezembro, sempre às 20 horas. Em todas elas, a instituição organiza ainda um bazar natalino. O asilo fica na Rua São Vicente, 100.

Publicidade

Depois de alguns anos de entusiasmo pelas luzinhas, os curitibanos dão sinais de terem se cansado (ou enjoado) de enfeitar suas casas para o Natal. Se seis ou cinco anos atrás via-se muitas residências bem-decoradas com lâmpadas coloridas. Agora o cenário é bem mais modesto: só um ou outro imóvel ainda ostenta as lampadinhas chinesas.

Haja paciência! Além de lojas e shoppings, o movimento de fim de ano no trânsito também é um teste para a boa educação. Em alguns trechos, convém sair mais cedo para não correr risco de perder o compromisso ou chegar atrasado.

A Gazeta do Povo agradece e retribui os seguintes votos de boas-festas: presidente do Sindicombustíveis, Roberto Fregonese; presidente da Sociedade Rural do Paraná, Alexandre Lopes Kireeff; Sindicam e Fenacam-PR; Escola Especial Nilza Tartuce; Ruy Barrozo Comunicação; vereador Renato Afonso; CMT Advogados Associados; Dado Dantas e Ilse Lambach.

A última sessão do ano do Planetário do Colégio Estadual será no próximo domingo, com o tema "A Estrela de Belém", com explicações sob o ponto de vista da Astronomia sobre o fenômeno que guiou os reis magos. A sessão começa às 11 h, e a entrada, permitida para crianças a partir de 6 anos, custa R$ 6.

* A poeta Edith Inge Poniewass lança hoje às 18 horas no Farol do Saber Gibran Khalil Gibran o CD Jesus, O Filho do Homem, com textos extraídos do livro homônimo do poeta, escritor e pintor libanês Gibran Khalil Gibran.

Publicidade

* "A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."(Friedrich Nietzsche)