• Carregando...

O comércio faz de tudo para adequar a figura do Papai Noel às suas necessidades de promoção. Vale até trocar o meio de locomoção do bom velhinho, já tão habituado ao trenó. Além da bicicleta – versão utilizada por um de seus intérpretes, que colaboram para a poluição sonora do centro, com uma buzina mais do que atormentadora – uma loja de artigos de selaria deu ao seu Papai Noel uma montaria própria. Ele passa o dia sobre um cavalo, de mentirinha, na calçada.

Dois anos depois de protocolar o primeiro abaixo-assinado pedindo um módulo policial na Praça Oswaldo Cruz, os moradores e comerciantes comemoram o início da obra. A sede da 1.ª Cia. do 12.º Batalhão da PM só foi possível graças a uma parceria com o Shopping Curitiba, que vai arcar com o custo da construção, estimado em R$ 170 mil. O módulo deve ficar pronto em meados de janeiro. A região é palco freqüente de arrastões de gangues de jovens, principalmente nos fins de semana.

MUITO EMBORA já muito batido, o golpe do telefone aplicado para extorquir dinheiro continua a ser praticado com preocupante freqüência em Curitiba. O estilo é mais ou menos o de sempre: a vítima recebe um telefonema em casa e inicialmente é comunicada da ocorrência de um acidente envolvendo um parente. É então solicitada a confirmação de alguns dados sobre o possível acidentado. Ato contínuo, o interlocutor já traumatizado, é informado que não se trata de sinistro, mas sim de um seqüestro e para a libertação da vítima é exigida uma quantia em dinheiro, a ser entregue em um local determinado. Portanto, quando alguém receber um telefonema dessa natureza, a orientação é que antes de qualquer coisa procure fazer contato com o suposto acidentado.

ONGs que atendem animais abandonados também estão preocupadas com as festas de fim de ano. Nesta época, as doações de ração são reduzidas – muitos voluntários viajam – e corre-se o risco de não ter comida suficiente para os bichinhos abrigados. A Amigo Animal mantém a campanha de arrecadação. As contribuições podem ser feitas diretamente no fornecedor, o pet-shop Rei dos Animais, na XV de Novembro, 3188.

Geralmente, no Natal, os velhinhos são associados a doce imagem do Papai Noel, o cara boa praça que agrada às crianças. Mas idosos também precisam de agrado. Em especial os que vivem sozinhos em casas de abrigo. A campanha de Natal do Shopping Cidade foi direcionada aos velhinhos institucionalizados. Mais de 700 vão receber os presentes amanhã.

A Gazeta do Povo agradece e retribui os seguintes votos de boas-festas: a primeira-dama de Curitiba, Fernanda Bernardi Vieira Richa; Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná; Hospital Nossa Senhora das Graças; Expressa Comunicação; OpusMúltipla; Aguativa Resort; Hospital Pequeno Príncipe; J.B. Pio Vieira Sociedade de Advogados; deputado Durval Amaral; professor Niger Marena; Special Service Serviços de Segurança; ISAE-FGV; Watson Wyatt Brasil.

Os ex-camelôs da Rui Barbosa – agora permissionários do Mercado Central, na Rua da Cidadania da Matriz – estão na esteira das promoções dos grandes shoppings da cidade. A cada R$ 5,00 em compras, o cliente ganha cupons para concorrer a prêmios, como tevê 29 polegadas, microsystem, DVD e cestas com produtos do mercado. O sorteio será amanhã.

* "Todas as respostas que tínhamos decorado tornaram-se inúteis porque as perguntas mudam."(Júlio Ribeiro)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]