Parecia piada ou pegadinha da tevê. Na noite de quarta-feira, um sujeito aguardava o ônibus numa estação-tubo nas proximidades do Círculo Militar em trajes pouco apropriados para a época do ano. Tudo bem que o clima de Curitiba não seja confiável, e o verão, volta e meia, tenha cara de inverno. Mas boina, cachecol, luva, sobretudo e galocha definitivamente eram exagero para a brisa do fim de tarde.
Os assaltos têm assustado quem mora nas proximidades da Rua Fernando Moreira, no centro de Curitiba. Segundo moradores, os assaltantes se escondem na canalização do Rio Barigüi, que é aberta na Fernando Moreira, entre as ruas Saldanha Marinho e Júlia da Costa. Ontem, uma professora aposentada de 75 anos teve a bolsa roubada. No dia 13 de novembro, a Gazeta do Povo publicou uma matéria sobre as pessoas que vivem nos subterrâneos da região.
Há lojas que fazem de tudo para livrar-se do consumidor que quer apenas trocar produtos nesses dias pós-Natal. Esquecem-se de que esse cidadão invariavelmente deixa mais alguns reais de diferença para o comerciante. Na noite de terça-feira, a fila para trocas no caixa de uma loja de artigos esportivos num shopping de Curitiba estava imensa: cerca de 40 minutos de espera, por volta das 21 horas. Dos quatro caixas em funcionamento, apenas um fazia trocas os outros atendiam um ou outro consumidor que aparecia, e continuaram assim mesmo quando o leitor de código de barras pifou. Eis aí uma boa receita para espantar o cliente.
Em tempos de discussão sobre regimes rigorosos de emagrecimento, uma novidade: Barbie, a boneca que sempre representou o padrão inatingível, diga-se de beleza feminina vai mudar de silhueta. Para concorrer com a Bratz bonecas que estão fazendo grande sucesso entre as meninas a Mattel, fabricante da loira longilínea de borracha desde 1959, lançou no mercado europeu e americano um novo modelo, mais atarracado e de cabeça e membros maiores. Pelo jeito, este foi o último Natal em que as garotinhas suspiraram pela cinturinha de pilão da boneca-celebridade. O que não deixa de ser um alento para os pais.
O Pequeno Cotolengo divulgou ontem o resultado da ação entre amigos organizada no mês de dezembro para levantar recursos para a entidade durante as férias. Pelo resultado da Loteria Federal foram contemplados Marcio Pinto Albino, de Curitiba (carro 0 km); Renata Alves Pereira, de Curitiba (Titan 150 0 km); Pedro da Silva A. Júnior, de Curitiba (tevê 29 polegadas); Cremilda de Luna, de Curitiba (geladeira); Romeu SantAna, de Campo Magro (DVD), e Sérgio Antônio G. de SantAna, de Campo Largo (DVD).
A Gazeta do Povo agradece e retribui as seguintes manifestações de boas festas: Lojas Dudony, Econorte, Ney Leprevost, Pró-Genéricos, Direct One, Relationship Marketing e Maxxidireto Comunicação.
Sugestão de cidadão atento: agentes de trânsito, tão ágeis na hora de aplicar as multas de estacionamento, também poderiam avisar a prefeitura sobre onde há necessidade de reparos em semáforos. O de pedestres no cruzamento da Visconde de Nácar com a Emiliano Perneta está quebrado há uma semana...
* "Qualquer pessoa que sabe todas as coisas, poderia, de vez em quando, ouvir uma ou duas." (Franklin P. Jones)