Nesta semana, funcionários de várias lojas de shopping centers terão suas confraternizações de fim de ano ou, no caso, de início de ano. Os vendedores têm duas razões para adiar as festinhas. A primeira é que os dias que antecedem ao Natal são de muito trabalho, e em muitas as equipes ficaram até a madrugada no batente. A segunda é que eles conhecem seus empregadores e suas políticas de promoções. Por isso sabem que o presente do amigo secreto sai bem mais barato depois das festas.
Estranho o "comportamento" da vaca que os organizadores da Cow Parede colocaram na Avenida Manoel Ribas, ao lado do portal de Santa Felicidade. No dia em que foi instalada, ela tinha um pneu em torno do pescoço que fazia parte da obra, já que a vaca é decorada como se fosse a placa indicativa de uma borracharia. Poucos dias depois, o pneu sumiu, provavelmente carregado por algum vândalo. Em seguida, uma galinha verde surgiu ao lado da vaca amarela, para desaparecer no mesmo dia. Passou algum tempo e um pequeno pneu de bicicleta apareceu pendurado num dos chifres da estátua. Também durou pouco. Nesta semana, um novo pneu, decorado como o original, surgiu. Só que este estava cortado, aparentemente para tirar o interesse dos vândalos. Continua lá, só que não está mais na vaca; caiu no chão. Deixem a vaca em paz!
A volta de Rocky Balboa, o boxeador vivido por Sylvester Stallone em cinco filmes entre 1976 e 1990, está agradando. Rocky Balboa, o filme, estreou na semana passada nos Estados Unidos e ficou em terceiro lugar nas bilheterias. Nada mal para uma película que foi apelidada de Rocky Botox antes do lançamento.
Quem não tem sismógrafo, que se vire com cobras. Cientistas chineses publicaram estudos mostrando que o comportamento de serpentes pode ser útil na detecção de terremotos. Como vivem no solo, elas têm mais facilidade em detectar os microssismos que antecedem aos terremotos de magnitudes detectáveis. O serviço sismológico da cidade de Nanning passou a usar um sistema de monitoramento de ninhos de cobras usando a internet, 24 horas por dia, para melhorar sua capacidade de antecipar os tremores.
Parece nome de personagem de história em quadrinhos, mas existiu de verdade. Em 30 de dezembro de 1946 o rei Zog I, da Albânia, renunciou ao trono, depois de 18 anos no poder. Zog é conhecido como o único chefe de estado em pleno desempenho do cargo a participar de um tiroteio. Foi em 1931, quando ia para um teatro em Viena e sofreu um atentado.
Dizem que nenhum outro país tem tantos feriados quanto o Brasil, mas não é bem assim. Hoje, por exemplo, o país volta ao batente, mas Ucrânia, Eslovênia e Nova Zelândia esticam o fim de semana. O segundo dia do ano-novo é feriado por lá. Na Escócia, é feriado bancário.
"O meu sonho é dever muito, não ter nada e, o resto, deixar para os pobres." (François Rabelais, escritor francês, 1494-1553.)