• Carregando...

Dirigir falando ao celular é infração grave. Como se sabe, tal comportamento é mais perigoso – segundo as estatísticas – do que dirigir embriagado. E pilotar uma bicicleta falando ao celular, e em uma avenida movimentada, na hora do rush? Foi o que ocorreu ontem, por volta das 13 horas, na Visconde de Guarapuava. Um rapaz, óculos escuros e montando uma bicicleta amarela, "ocupava" uma das pistas, fazendo ziguezague enquanto telefonava, para desespero dos motoristas que vinham de trás e eram forçados a manobras bruscas para evitar um atropelamento. E aí, mudando de faixa subitamente, quase provocavam colisões.

Ambulantes deslocados – em maior número, diga-se de passagem – para a quadra acima da Marechal Deodoro, na rua Monsenhor Celso, região central de Curitiba, precisam domar a natureza para manter a barraca em pé, literalmente. Por ali o vento canaliza fácil, e os guarda-sóis vão pelos ares. Ontem mesmo, a vendedora de frutas levou um susto quando sua barraca desmontou.

A 5.ª Divisão de Exército, em conjunto com a Legião Paranaense do Expedicionário, realiza hoje, às 8 horas, no Quartel-General do Pinheirinho, em Curitiba, uma formatura em comemoração à vitória brasileira na 2.ª Guerra, com inauguração de monumento à Força Expedicionária Brasileira. Em seguida, às 10 horas, ocorre uma solenidade cívico-militar na Praça do Expedicionário. Entrelinhas errou na edição de ontem, ao localizar o Quartel-General do Comando Militar do Sul em Curitiba, quando na realidade fica em Porto Alegre.

Dados da polícia indicam que, todos os dias, mais de cem paranaenses recebem ligações informando sobre falsos seqüestros de familiares. Desse total, calcula-se que pelo menos uma pessoa pague aquilo que os golpistas exigem. Na terça-feira de carnaval, uma cabeleireira das Mercês foi uma das vítimas. Ela foi orientada a comprar 20 cartões de recarga de celular e entregar a um motoqueiro que a esperava num posto próximo, senão matariam seu filho. Quase sofreu um infarto e só se tranqüilizou quando o filho chegou em casa, são e salvo.

Um folheto de prevenção a assaltos no trânsito distribuído no centro de Curitiba oferece um boa dica, embora impossível de realizar. A recomendação é nunca parar completamente, já que 100% das abordagens a veículos acontecem com o carro parado em sinaleiros ou entrando em casa. Nunca parar? Aí, no lugar de assaltos, passaremos a registrar recordes de acidentes! Talvez o objetivo tenha sido dizer que é bom reduzir a velocidade antes de chegar ao sinaleiro, para não precisar parar. Mas não é isso que se lê.

O semáforo da quase famosa passagem de nível da Rua Vicente Ciccarino, na divisa do Boa Vista com o Cabral, não tem mesmo jeito! Na Quarta-Feira de Cinzas pela manhã, passava um trem pelo local e o sinal estava simplesmente desligado. Mais tarde, ao contrário, ele piscava suas duas luzes vermelhas sem que houvesse qualquer sinal de trem nas proximidades. Como as cancelas foram colocadas mas nunca funcionaram, seria muito bom se os semáforos cumprissem a sua função.

O portal Busca 102 passa a oferecer um sistema de geo-referenciamento de toda a lista telefônica de Curitiba. Paralelamente, lança um serviço de automonitoramento de frotas de veículos por meio da internet.

* Na próxima quarta-feira, dia 28, no Beto Batata do Alto da XV, Leandro Taques e o Júlio César Lima lançam o livro "O Retrato da Paz". A obra mostra, em fotos e textos, um pouco da realidade de Angola nos últimos cinco anos, tempos de paz após 30 anos de guerra civil.

* A Editel Publicar, editora de guias e listas telefônicas, entrega hoje cerca de 700 cadernos para a Pastoral da Criança, para utilização nos projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

* "O bom senso é o que há de mais bem distribuído no mundo, pois cada um pensa estar bem provido dele." (René Descartes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]