Será que o presidente George W. Bush vai mesmo saborear o "churrasco de borrego temperado em vida", que o colega uruguaio Tabaré Vasquez pretende oferecer? Com o medo que Bush tem de atentados e sabotagens, é muito provável que faça como fez no Brasil: toda, sua comida veio lacrada dos Estados Unidos. A nova técnica uruguaia, aliás, vem provocando revolta de defensores dos direitos dos animais. Temperar o borrego (ou cordeiro) por meio da alimentação pode fechar mercados para a boa carne uruguaia, ao invés de ampliá-los.
Um dos autores do relatório da ONU sobre mudanças climáticas, o alemão Ottmar Edenhofer, cita três passos importantes para evitar a catástrofe climática que se anuncia: o aproveitamento de energias renováveis, a melhoria da eficiência energética dos edifícios e a separação e depósito subterrâneo do CO2 liberado pelas termelétricas. A proibição de lâmpadas incandescentes, medida adotada pela Austrália, é comentada por Edenhofer como "completamente sem sentido".
O uso de caçambas para recolher restos de construção e outros materiais normalmente não é muito fiscalizado. Em vários pontos de Curitiba, vêem-se caçambas com "paredes" elevadas, como as que usam os carrinheiros para colocar mais carga. É óbvio que, quando chegar o caminhão para recolher o contêiner, boa parte do conteúdo vai cair e sujar a rua. Atenção, prefeitura!
Leitora pergunta por que, em plena luz do dia, algumas lâmpadas de praças e ruas de Curitiba ficam acesas. Ela já viu esse desperdício na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente do Palácio Iguaçu; na Praça Zacarias, em algumas quadras da XV de Novembro e na Comendador Araújo. "Em casa cuidamos ao máximo para não desperdiçar", comenta a leitora com a sensação de que, afinal de contas, está ajudando a pagar a conta a maior.
As pessoas vendem realmente de tudo nas ruas da periferia. No Boqueirão, caminhonete circulava outro dia com toda a lentidão, oferecendo pelo alto-falante a ajuda que as donas de casa estavam esperando: produtos de limpeza de todos os tipos, de detergentes a desinfetantes. Tudo produzido em fundo de quintal, naturalmente. A promoção do dia era uma água sanitária a 30 centavos! E o homem, sem qualquer escrúpulo, dava a ela o nome de uma das marcas mais conhecidas do mercado.
Os homens presentes na Rua XV de Novembro, ontem à tarde, não hesitaram em gritar quando uma das cerca de 70 participantes da Marcha das Mulheres fez a seguinte pergunta ao público feminino presente: "Quem é que gosta de ver as mulheres seminuas em propagandas de cerveja?" Dá para imaginar qual foi a resposta em coro do público masculino...
Quando questionada se, para conquistar a igualdade entre os gêneros, não seria necessária a criação de uma data comemorativa para os homens, a feminista e presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana, Marisa Stédille, não teve dúvidas: sugeriu que o "Dia dos Homens" fosse anexado ao "Dia de Todos os Santos". Terá sido alguma ironia?
A 3.ª Corrida Noturna Unimed Curitiba, marcada para o próximo sábado, dia 10, às 19h30, exigirá a interdição de algumas ruas das 19 às 22 horas. São elas a Conselheiro Araújo, Carlos Cavalcanti, Trajano Reis, Barão de Antonina, Rua da Glória, Nicolau Maeder, Guarda-Mor Lustosa, Avenida Munhoz da Rocha e Avenida Nossa Senhora da Luz.
* Os usuários de ônibus da linha PinheirinhoRui Barbosa estão irritados com a presença de robustas ratazanas no tubo localizado na praça. Durante a noite, os grandes roedores fazem a festa nas lixeiras e plataformas de acesso dos passageiros.
* "A ciência poderá ter achado a cura para a maioria dos males, mas não achou ainda remédio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos." (Helen Keller)