Uma inauguração na agenda da tarde de ontem evitou que o prefeito de Curitiba, Beto Richa, estivesse presente na palestra do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner, sobre as soluções ambientalmente sustentáveis no planejamento urbano, durante o evento da ONU sobre biodiversidade que ocorre na cidade. Entre os integrantes de órgãos ambientais que voltaram a Curitiba depois de um ano, a curiosidade era se o clima ainda estava pesado entre Beto Richa e Requião. A resposta dos nativos era sempre um: "xiiii... depois da campanha eleitoral o caldo entornou de vez".
Bem-humorado, o prefeito da cidade japonesa de Nagóia, Takehisa Matsubara, fez questão de frisar que escolheu uma gravata amarela em homenagem à seleção canarinho. Ele está em Curitiba para conhecer a experiência local na organização de eventos internacionais, já que pretende ser anfitrião da COP10, em 2010.
Diante da ameaça de dengue que deixou o Paraná em alerta, as bromélias passaram de ornamentos inofensivos a vilãs e em algumas cidades estão sendo literalmente dizimadas. Na contramão, duas espécies da plantinha estão na lista das flores que a prefeitura vai distribuir à população, como forma de incentivar a manutenção da flora nativa.
Quem foi ontem cedo ao Parque Barigüi, além de confirmar que o jacaré continua por lá, percebeu que há curitibanos que gostam da noite, tanto que a estendem o quando podem. Já eram 11 horas da manhã quando um grupo de jovens chegou com suas belas roupas de baile. Cheios de brilho e alegria, eles continuaram a dança e o consumo de bebidas alcoólicas.
O jovem estudante Elisson Toporowicz Ciorcero, que fez todo o ensino médio no Colégio Expoente, em Curitiba, foi aceito pelo Institut National des Sciences Appliquées, em Lyon, na França. O INSA é a melhor universidade francesa de Ciências e Tecnologia e mantém uma parceria com a UFPR, onde Elisson foi aprovado no último vestibular. O estudante é de São Mateus e entrou no Expoente graças ao programa de concessão de bolsas de estudo do colégio.
A próxima etapa da Bicicletada Curitiba, a "pedalada pacífica" que curitibanos que dão preferência à bicicleta em suas saídas pela cidade realizam uma vez por mês, será no próximo sábado, dia 31. A partida é às 10 horas no pátio da Reitoria da UFPR. Os participantes andarão por ruas movimentadas, com o objetivo de expor a carência de ciclovias e ciclofaixas na cidade e a necessidade de um trânsito com mais respeito entre motoristas, pedestres e ciclistas. Pais de alunos do curso de Meio Ambiente (ensino médio) da Escola Estadual Professor Francisco Zardo, em Santa Felicidade, querem saber se não há abuso de parte da direção quando exige que os alunos cuidem da horta no sábado à tarde, fora do horário de aula. A maioria dos pais acha até saudável a prática, mas questiona o rigor cobrado dos alunos (meninos e meninas), que "são obrigados a carpir até ficar com bolhas nas mãos", como disse uma mãe.
O Rotary Club Curitiba Leste promove na quarta-feira, dia 28, às 12, na Fundação de Unidade Rotária, palestra em homenagem aos 314 anos da cidade de Curitiba. O ministrante será Rafael Greca.
* Diante do sucesso da reunião de domingo passado, a Fundação Logosófica de Curitiba já marcou para 29 de abril mais uma reunião informativa de logosofia, ciência cuja metodologia contempla o conhecimento de si mesmo e a evolução consciente do ser humano.
* Um culto ecumênico marcou os 27 anos do Colégio Martinus Portão. O Grupo Martinus comemora em outubro 141 anos de Curitiba.
* "A maior diferença entre tempo e espaço é que você não consegue reutilizar o tempo." (Merrick Furst)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião