Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Notas e curiosidades

Na luta pela preferência dos clientes, comerciantes e prestadores de serviços estão permanentemente inovando. Um salão de beleza da região central de Curitiba, por exemplo, passa a oferecer música ao vivo nos sábados à tarde. Ou seja, uma boa música em vez daqueles repetitivos programas de tevês, que muitas vezes até provocam erros do profissional, quando o cliente vira apressadamente a cabeça para ver o ator preferido.

Leitor diz que viu em programa de tevê, na manhã de ontem, centenas de placas comerciais cheias de erros de português, erros tão grosseiros que deveriam servir de ponto de partida para alguma ação do Ministério da Educação. Para o leitor, esse quase analfabetismo, associado à estrangeirização da língua, exigida pela internet, além da prática do resumo adotada pelos jovens na comunicação virtual, podem acabar matando de vez a língua portuguesa.

As estátuas vivas que participam de concurso paralelo dentro do Festival de Teatro de Curitiba têm atraído a atenção dos curitibanos. Uma delas, representando uma figura negra, de asas e chifres, como um demônio, seria assustadora se as pessoas não soubessem do que se trata. Outro dia, no Calçadão da XV, as crianças chegavam a pedir para as mães para tirar fotos com a besta.

Comerciantes estão apavorados com os estragos que o forte calor dos últimos dias pode provocar nos chocolates. Funcionários especialmente destacados ficam perto dos espaços destinados aos ovos e outros tipos de chocolates para evitar um manuseio excessivo. Tudo para evitar que o chocolate derreta, estragando o formato do produto. Um vendedor já percebeu que as barras de chocolate estão derretendo mais rapidamente que os ovos.

O brasileiro gasta cinco vezes mais água do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, como se o produto não fosse problema por aqui. É que o país conta com 12% das reservas mundiais de água doce, o que poderia explicar o comportamento. Preocupada com esse desperdício, a empresa de consultoria H2C colocou em seu site www.h2c.com.br "Os Dez Mandamentos da Economia de Água", que ensinam a economizar no mínimo 60% na conta de água...

O site dá dicas práticas de como economizar: fechar a torneira quando escovar os dentes ou fazer a barba, tomar banhos de no máximo 5 minutos, deixar talheres e pratos de molho antes de lavar, só usar a máquina de lavar roupa ou louça quando estiver cheia – o que economiza 3.600 litros por mês – e lavar o carro com balde, em vez de mangueira. Para completar, o site recomenda atenção a vazamentos: uma torneira pingando consome 1.380 litros de água por mês.

Professores curitibanos preparam uma viagem especial para três países da Europa e seus santuários sagrados. Durante 18 dias, com saída em julho, os participantes visitarão várias cidades da Itália, França e Portugal, abrangendo Lisboa, Santuário de Fátima, Roma, Vaticano, Costa Amalfitana, Sorrento, Capri, Orvieto, Florença, Padova, Veneza, Verona, Milão, Lyon, Dijon, Santuário de La Salette e Paris. Informações: (41) 3264-3499.

* Campanha de Páscoa da Associação Paranaense de Reabilitação (APR) oferece cupons para concorrer a uma tevê de 20 polegadas ou cesta de chocolates a cada doação de R$ 5,00.

* Sociedade Brasileira de Infectologia adverte para o risco silencioso do vírus da hepatite C. Cerca de 1,5% dos brasileiros estão infectados pela doença, que pode levar 20 anos para se manifestar.

* A Escola de Educação Especial Nilza Tartuce aceita encomendas para as tradicionais colombas pascais. São duas opções: a tradicional de frutas cristalizadas e com gotas de chocolate. Encomendas: (41) 3252-7354.

* "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício interior." (Clarice Lispector)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.