Aconteceu ontem, na esquina da Rua Colorado (continuação da Avenida das Torres) com a Brasílio Itiberê. Por volta das 16 horas, uma leitora viu a polícia apreendendo um adolescente acusado de assaltar carros no local. Uma hora e meia mais tarde, a mesma leitora passou outra vez pelo mesmo local – a tempo de ver um menino roubando um casal, dentro de um carro parado no mesmo semáforo. Não há vigilância que seja capaz de acabar com esse problema?

CARREGANDO :)

Em todos os casos, a abordagem é semelhante. O rapazinho atravessa a rua com as mãos próximas do peito, quase sempre com uma mochila nas costas. Encontra um motorista com o vidro aberto e, com quase o corpo inteiro para dentro do veículo, ameaça o motorista. e pega o que conseguir. A vítima do roubo do fim de tarde de ontem conseguiu arrancar com o carro e escapar, mas teve o rosto ferido pelo ladrão. Em média, a cada dois meses é feita a recuperação do anti-pó da Rua Nicolau José Gravina, no Cascatinha, via de ligação entre Santa Felicidade e a região do Parque Barigüi. O zelo é bem-vindo, mas, a longo prazo, o asfaltamento da rua não sairia mais barato?

Já faz um mês e meio que o ano letivo começou, mas os agentes da Diretran que ajudavam a organizar o tráfego perto do Colégio Santa Maria, nas esquina das Ruas Mateus Leme e Joaquim de Matos Barreto, ainda não se apresentaram para a tarefa. Resultado: confusão e alto risco para os pedestres que são, na maioria, crianças e adolescentes.

Publicidade

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, uma iniciativa do governo federal em parceria com as prefeituras para dar qualificação profissional a populações carentes, forma amanhã sua primeira turma em Curitiba. São 367 rapazes e garotas, que durante 12 meses cursaram disciplinas do ensino fundamental e tiveram aulas de informática. No período, receberam um auxílio mensal de R$ 100.

Na Inglaterra, um canal de televisão denunciou ontem que uma companhia de armamentos pagou a duas atrizes para "cortejar" um príncipe saudita, que estava em Londres para fechar um contrato de 40 milhões de libras (algo com R$ 120 milhões) em armas para o seu governo. E a gente achando que isso só acontecia em filmes de James Bond...

Está fazendo sucesso o concurso de melhor pão com bife da Suburbana, que a Gazeta do Povo Esportiva tem feito. A cada domingo a equipe do jornal prova e dá notas ao lanche nos estádios da cidade. Às vezes, o sanduíche é mais comentado do que a própria partida.

Hoje é feriado na Argentina, Dia dos Veteranos na Guerra das Malvinas. Há exatos 25 anos a Argentina invadia as Malvinas (ou Falklands, o nome britânico). Depois de sete semanas de guerra, o Reino Unido retomou o território. As feridas, no entanto, estão longe de estar curadas. Elas estão presentes inclusive no centro de Buenos Aires, sob a forma de monumentos e ruas. Um monumento aos soldados mortos na guerra foi erguido na Praça San Martín, em frente de uma torre que havia sido doada pelo governo inglês à cidade, no começo do século 20. O lugar era chamado de Torre Inglesa, mas foi rebatizado para Torre Monumental depois da guerra (leia mais sobre a guerra na página 27).

Em 2 de abril de 1513, o conquistador espanhol Juan Ponce de León foi o primeiro europeu a assentar os pés sobre a terra da Flórida, hoje parte dos Estados Unidos. Desde então o idioma de Ponce de León nunca deixou e ser falado na região. Segundo o censo de 2000, 16% da população local fala espanhol.

Publicidade

* Hoje é segunda-feira, 2 de abril. Alguém foi vítima de alguma das mentiras de 1.º de abril, ontem? Mande sua história para leitor@gazetadopovo.com.br.

* "Nada pior pode acontecer com uma pessoa do que ser completamente compreendida." (Carl Gustav Jung, psicanalista suíço, 1875 – 1961.)