Algumas catracas das estações-tubo, na Praça Tiradentes, estão precisando urgentemente de um pouquinho de óleo. Quem passa por elas quase fica surdo com o barulho de metal raspando. Como se já não bastasse o barulho ensurdecedor dos ônibus...
Num supermercado do Cabral, chama a atenção dos clientes o fato de os funcionários dos caixas rápidos não disporem de cadeira para trabalhar. Rapazes e moças cumprem jornadas de seis a oito horas diárias forçosamente em pé. Quem já solicitou o fornecimento de cadeira ouviu que a empresa aguarda pela entrega dos móveis. Mas já se vão vários meses, e nada.
O nosso velho álcool combustível, agora definitivamente rebatizado como etanol (ou bioetanol, em alguns países), está atraindo cada vez mais a atenção internacional inclusive de importantes cérebros do meio político. Um seminário marcado para junho, em São Paulo, terá entre seus debatedores o ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González. Será um evento de raro caráter, digamos, ecumênico: terá Lula discursando na abertura e Fernando Henrique Cardoso coordenando um dos fóruns de discussão.
Que os europeus estejam interessados em abastecer seus carros com álcool é uma excelente idéia. Mas é bom que eles estejam preparados para longas esperas na hora de dar a partida, no inverno. No Brasil, onde o frio não é lá essas coisas, já é difícil fazer o motor pegar. Agore imagine na Rússia...
Como formar uma orquestra completa, com 300 componentes, em apenas quatro dias? Esse é um dos desafios da Expo-Instrumental, uma oficina de música que será dirigida em Curitiba pelos americanos Camp Kirkland e John Gage. A Expo-Instrumental fará parte da programação do Louvação, um congresso de música e adoração cristã que ocorrerá no feriadão de 7 a 10 de junho, nas dependências da Primeira Igreja Batista da capital. Mais informação sobre os eventos podem ser obtidas pelo www.louvacao.com.br.
Artigo publicado pelo Pew Forum sobre Religião e Vida Pública, organização não-governamental americana dedicada a analisar as relações entre política e religião, aponta grandes diferenças entre o Brasil que João Paulo II visitou, em 1980, e o que Bento XVI encontrará, daqui a poucos dias. Continuamos o país de maior população católica no mundo, com mais de 130 milhões de fiéis segundo o Censo de 2000. Mas o número de evangélicos especialmente pentecostais é crescente. E, segundo pesquisa feita pelo próprio Pew Forum e divulgada em outubro passado, 60% dos católicos e dos pentecostais acreditam que os conflitos de opinião entre os dois grupos são um grande problema para o país.
Embora os brasileiros costumem encarar como uma característica nacional os protestos que levam grupos à invasão de prédios, com os atos de vandalismo normalmente associados, não é bem assim. Pegue-se o caso dos protestos de estudantes da Universidade de Colúmbia, nos EUA, contra a Guerra do Vietnã e o racismo. O movimento incluiu a ocupação de prédios da instituição por uma semana no final, todos foram retirados à força pela polícia. O início das manifestações completa 39 anos hoje.
Organizações e empresas podem inscrever suas ações de responsabilidade social para concorrer a 9.ª edição do Top Social ADVB 2007. As inscrições encerram-se em 5 de maio. Mais informações pelo site www.advfbm.org.br.
Também estão abertas as inscrições para Prêmio Ebape-FGV/Embratur de Monografias, Estudos de Caso e Reportagens do Setor de Turismo e Hotelaria. Os interessados têm até o dia 27 de julho para se inscrever, por meio do endereço www.ebape.fgv.br/pp/neath ou www.turismo.gov.br/dadosefatos.
"Quem nunca procurou a verdade com certeza nunca errou." (Mikhail Saltykov-Stcherdrine, escritor russo, 18261889).