Quem anda à noite pelo centro de Curitiba não se surpreende mais em encontrar ratos de esgoto correndo para lá e para cá. Outro dia ocorreu uma cena curiosa na Praça Carlos Gomes. Dois cachorros vira-latas perseguiram alguns ratos, na esperança de conseguir uma refeição, digamos, mais saborosa. Porém, os roedores foram mais espertos e fugiram. Um deles, de tão desesperado, pulou para o laguinho da praça para escapar. E escapou.

CARREGANDO :)

A expressão "Made in China" já foi quase sinônimo de produtos de má qualidade, voltou a assustar nos últimos dias. O noticiário internacional tem destacado as ameaças à saúde representadas por produtos importados da China. Nos EUA, rações infectadas com melanina (composto orgânico usado em fertilizantes e plásticos) e ácido cianúrico (usado para limpar piscinas) mataram 4 mil cães e gatos. Na República Dominicana, autoridades apreenderam 36 mil tubos de pasta de dente suspeitos de conter dietileno glicol, um solvente industrial. Milhares de tubos com os nomes "Mr. Cool" e "Excel" foram recolhidos pelo mesmo motivo no Panamá, onde no ano passado o veneno foi misturado inadvertidamente em remédios para gripe, causando a morte de pelo menos cem pessoas...

...Mas é claro que nem só de quinquilharia e veneno vive a indústria chinesa. Não fosse pela qualidade crescente de seus produtos, as empresas brasileiras não estariam preocupadas com a concorrência oriental. Cada vez mais empresas locais terceirizam sua própria produção por lá. Uma empresa de equipamentos telefônicos instalada na cidade industrial recentemente desistiu de produzir as placas de circuitos eletrônicos para seus produtos aqui. Encomendou na China – não sem um certo receio de ter seus produtos copiados.

Publicidade

Costuma-se culpar estrangeiros em geral, e norte-americanos em particular, por volta e meia não saberem dizer qual é a capital do Brasil. Rio de Janeiro ou, pior, Buenos Aires seriam apontadas por eles como sendo nossa sede administrativa. Pois bem, não são poucos os brasileiros que escorregam feio na geografia. Uma engenheira goiana ficou estarrecida ao saber que o vôo São Paulo–Curitiba dura apenas 40 minutos. "Sempre achei que fosse muito mais longe, tipo umas três horas de vôo", disse, estimando um tempo suficiente para, a partir da capital paulista, chegar próximo à Patagônia. "Curitiba fica no Rio Grande do Sul, né? Nunca imaginei que os gaúchos estivessem tão próximos", emendou desastrosamente.

Outra do gênero "de que caminhão você caiu?". Dia desses um funcionário da área de marketing da uma empresa paulista perguntou para um repórter aqui da Gazeta: "Curitiba fica no mesmo fuso horário de São Paulo?"

Desfile de modas na Praça Tiradentes? Pois é o que deve acontecer hoje, a partir das 18 horas. O evento vai servir para arrecadar roupas para a campanha Doe Calor, do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. O programa inclui desfiles da coleção outono-inverno 2007 das Lojas Marisa, moda para noivas e noivos da Veridiane, calçados Augustu’s e cabelo e maquiagem do Salão Jacques Janine.

O morcegão está ficando velho... Em 27 de maio de 1939 – há 68 anos, portanto –, a revista americana Detective Comics publicava a primeira aventura do herói Batman. A revista, aliás, também é bem velhinha: completou 70 anos em março e é a mais antiga revita de quadrinhos ainda em circulação nos Estados Unidos.

**** A Escola Estadual Ângelo Trevisan, no Cascatinha, comemora amanhã o Dia do Povo Cigano. A escola receberá um grupo de representantes da etnia, com a finalidade de divulgar a cultura e promover a integração dos grupos ciganos com a comunidade.

Publicidade

**** "As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia". Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, 1882–1945.)