• Carregando...

A obsessão em fazer produtos com nomes em inglês cria algumas situações bizarras. Um exemplo é uma toalha descartável absorvente chamada de Clin-Suiper. Em português não significa nada, mas em inglês pode ser relacionada às palavras clean (limpo) e sweeper (varredor). É, também não significa muita coisa...

Na sexta-feira o dólar fechou na menor cotação desde outubro de 2001. Desde a semana passada estamos com as mesmas cotações do período pré-Lula. Recordemos: antes da posse, o mercado financeiro viveu um tempo de grande desconfiança em relação ao novo presidente. Era o que chamavam de risco político – temia-se que Lula fizesse grandes intervenções no mercado, com prejuízo para o investidor. Esse tempo passou. Os números atuais estabelecem uma interessante separação entre política e economia, inédita na história recente do país. O Congresso pode esboroar-se entre acusações de corrupção. A economia sobrevive. Por quando tempo?

Muita gente tem recebido nos últimos tempos um e-mail contendo brasão da Polícia Federal e advertindo que o receptor teria conectado seu computador a um "site ilegal". A mensagem diz que o internauta deve clicar em um link para preencher um formulário prestando esclarecimentos, caso contrário um inquérito será aberto. Naturalmente, a mensagem é falsa. Mas muita gente pensa em conteúdos estranhos que andou vendo nos últimos dias, do tipo proibido para menores, e acaba clicando. Com isso instala em sua máquina um programinha do tipo que armazena informações (senhas bancárias, por exemplo). O que não faz uma consciência pesada!

Na semana passada, arqueólogos contratados pela prefeitura da cidade japonesa de Moriyama.divulgaram ter encontrado um pedaço de melão com 2.100 anos em escavações na cidade. Estima-se que seja a fruta mais antiga já descoberta no mundo – e ainda preservava um pedaço de polpa. A fruta estava em um local protegido, em um ambiente onde não havia ar. O desafio dos cientistas agora é preservar o fragmento ao ar livre. Seria uma vergonha que, agora, o melão apodrecesse.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) abre hoje a exposição "Memória da Indústria do Paraná", às 19h30, no Cietep (a sede das Avenida das Torres). Na ocasião, a Fiep também entregará as medalhas do mérito industrial aos empresários Ary Sudan, Hélio Bampi e Natal Lachi.

Um caso para esquecer: em 5 de junho de 1939 o transatlântico SS St. Louis teve negada sua permissão para desembarcar 930 judeus alemães, refugiados da guerra. O navio também tentou aportar em Cuba e no Canadá, e acabou por retornar à Alemanha. A maioria dos passageiros acabou por morrer nos campos de concentração.

Trabalhar com madeira faz bem. A Synteko foi eleita pelo instituto Great Place to Work como uma das 29 brasileiras das 100 melhores para se trabalhar da América Latina. Há uma outra empresa paranaense no ranking: a Pormade, de União da Vitória. Ambas trabalham com madeira. No caso da Synteko, resinas e adesivos para MDF. No da Pormade, portas de madeira.

Amanhã é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e várias empresas têm programação especial.

Funcionários da Cavo assistirão hoje ao filme Uma Verdade Inconveniente, documentário de David Guggenheim "ancorado" pelo ex-vice-presidente americano Al Gore. A intenção é que a equipe – formada por pessoal administrativo – melhore seu entendimento em relação a questões ambientais.

Já a operadoria de telefonia Vivo entrega amanhã a órgãos públicos e instituições parceiras uma edição da Carta da Terra em braille. O objetivo é promover a inclusão dos deficientes visuais na questão ambiental.

"Só se pode vencer a natureza a obedecendo." (Francis Bacon, político inglês, 1561–1626.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]