Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Notas e curiosidades

Na semana passada, uma empresa aérea aplicou teste seletivo para preenchimento de uma vaga no Aeroporto Afonso Pena. Por falta de um local apropriado, os 37 candidatos ocuparam as mesinhas de uma lanchonete e do restaurante no piso superior do aeroporto. Logo vieram as atendentes, de "menu" em punho, perguntar "o que ia ser". Um por um, os candidatos tiveram de explicar a situação. Por sorte, os proprietários dos dois estabelecimentos foram compreensivos.

Moradores da Barreirinha farão um protesto hoje, às 10 horas, ocupando cerca de 500 metros da Avenida Anita Garibaldi. A Igreja da Barreirinha, a associação de moradores, o grêmio estudantil e a direção do Colégio Maria Pereira Martins encabeçam a mobilização, que terá concentração na esquina com a Rua Carmelina Cavassin. Os moradores reclamam que há dez anos pedem melhorias na avenida, mas nada conseguiram. Enquanto isso, a população de Almirante Tamandaré, que utiliza a via, triplicou.

O livro "Prudentópolis 100 Anos", de Chico Guil, Audrey Farah e Josué Corrêa Fernandes (editora Artheiros), será lançado hoje, às 19 horas, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. O texto histórico, fruto de 18 meses de pesquisa, recebeu tratamento literário e descreve os fatos notáveis desse município paranaense, importante centro da imigração ucraniana, destacado por suas quedas d’água e rica biodiversidade, e que completou 100 anos de emancipação política em agosto de 2006. As 196 páginas do livro são ilustradas com mais de mil fotografias.

O polêmico reality show "De Grote Donorshow", da tevê holandesa, no qual uma doente terminal escolheria o receptor de um de seus rins, era um trote. O anúncio foi feito ontem pelos apresentadores. "Nós não vamos doar um rim aqui. Isto está indo longe demais, até mesmo para nós", disse o apresentador Patrick Lodiers no momento em que a falsa doadora – que na verdade era uma atriz – anunciaria seu escolhido. Os três candidatos à doação apresentados no programa eram reais, mas também participaram da farsa.

O historiador italiano Ivo Mattozzi, da Universidade de Bolonha, está em Curitiba para ministrar o seminário "A história escolar e seu significado educativo". O seminário começa nesta terça-feira, às 18 horas, no Edifício D. Pedro I (sala Homero de Barros), e vai até o dia 13. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino; Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas e do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, da UFPR.

Alunos de 6 e 7 anos da Escola Atuação, de Curitiba, estão aprendendo dentro da escola como organizar seus pertences. O projeto "Cuidando dos Meus Pertences, da Minha Sala e da Minha Casa", com os alunos da 1.ª série, ensina o aluno a guardar o material escolar corretamente, a manter o quarto arrumado, a guardar os brinquedos e a criar o hábito de cuidar e zelar pelo que é seu. Até uma visita de surpresa à casa de um aluno faz parte do projeto.

O trecho da Pedro Ivo entre a Praça Carlos Gomes e a Visconde do Rio Branco concentra figuras hilárias do cotidiano da cidade. Ontem, um carrinheiro estava decidido a espantar o frio com muito bom humor. Ao se aproximar das estações-tubo da praça, na rua de circulação exclusiva para ônibus, o sujeito anunciava a plenos pulmões: "Atenção senhores passageiros..."

* O Núcleo de Responsabilidade Sócioambiental do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana entrega hoje, às 10 horas, 5 mil cobertores de casal para a Campanha do Agasalho "Doe Calor", da prefeitura de Curitiba.

* A placa indicativa de limite de velocidade da rua que passa entre a Assembléia Legislativa e o Palácio Iguaçu, arrancada na semana passada, continua jogada no estacionamento. E o local, naturalmente, segue sem sinalização.

* "Sonhar com o futuro distante é natural, embora ele possa surpreender logo ali." (João Darcy Ruggeri)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.