Em tempos de comportamento ambientalmente correto, o que é pior? Instalar varais nas fachadas laterais dos condomínios ou contribuir para a economia de luz e aproveitar a energia solar para secar a roupa? Nos prédios da capital, o uso de varais nas áreas externas é, em geral, proibido, sob a alegação da popularização da fachada. Mas um leitor chama atenção para o desperdício de energia elétrica com a instalação de secadoras de roupas nos apartamentos. "Qualquer réstia de sol com algum vento já ajuda a secar a roupa. A proibição me parece ultrapassada", avalia.
O comprometimento de 20 jornalistas de todo o país na abordagem sobre a área social, em especial os relacionados à infância e adolescência, será mais uma vez reconhecido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância ANDI no próximo dia 12 de julho, em Brasília. Essa é a data para a entrega do título Jornalistas Amigos da Criança, que há dez anos destaca o trabalho de profissionais da imprensa na cobertura do assunto. Entre os diplomados estará o repórter especial José Carlos Fernandes, desta Gazeta. O jornal já tem em seu quadro outros três jornalistas com a mesma titularidade: o repórter especial Mauri König, a editora Danielle Brito e o diretor de jornalismo, Nelson Souza Filho.
Na mesma solenidade, a ANDI lançará um guia para jornalistas com recomendações que visam a aprimorar a cobertura de temas relacionados à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. A publicação, produzida sob encomenda pelo jornalista Mauri König, terá informações sobre a exploração sexual, o tráfico de pessoas e, principalmente, as recomendações de abordagem que preservam a criança e o adolescente envolvidos em situações de risco.
Teatro, dança, pantomina, música e outras manifestações artísticas vão tomar conta, hohe, do calçadão da Rua XV, em Curitiba. Mais de mil jovens e adolescentes, participantes de organizações ligadas ao combate ao uso de drogas, vão mostrar os efeitos nocivos do álcool no organismo. A passeata sai às 10h30 da Praça Santos Andrade e vai até a Boca Maldita.
Pode ser o fim do trânsito complicado nas saídas das escolas. A Diretran está apertando o cerco na Operação Escola, para melhorar o fluxo nos pontos da cidade onde a concentração de veículos é grande. Os pais agora não podem mais aguardar a saída das crianças, estacionados em fila dupla. Em uma escola na região central, eles precisam dar voltas na quadra até achar uma brecha para encostar e pegar a criança.
Em outros trechos, a cena se repete todo dia. Alguns motoristas param seus automóveis em fila dupla no lado esquerdo da Marechal Floriano, na quadra entre a Marechal Deodoro e a Rua XV. Resultado: uma pista da avenida se torna inútil, servindo exclusivamente para os folgados que param em fila dupla. O problema seria facilmente resolvido se agentes da Diretran se postassem naquela quadra por volta das 18 horas.
A história das embalagens plásticas pode ser conferida na exposição paralela ao V Fórum Sul-Brasileiro de Material Plástico do Paraná, no dia 19 de junho, no piso Poty, no Estação Convention Center. A Pack-Expo 2007 vai mostrar toda a evolução tecnológica do produto nos últimos 20 anos, em 150 peças de todo o planeta.
* Os 90 anos do Instituto dos Advogados do Paraná serão comemorados na próxima sexta-feira, dia 15, com um evento no Clube Curitibano. Novos e antigos associados vão acompanhar a palestra do advogado Mário Diney Correa Bittencourt e participar de um jantar por adesão. Informações pelo fone 3224-3213.
* Sábado que vem o Hospital Iguaçu, de Curitiba, comemora o 1.º aniversário da primeira cirurgia de implante coclear no estado. Um jantar especial vai reunir equipe, parceiros e pacientes. O hospital é o único do estado que realiza a cirurgia, indicada para surdez profunda. Até agora foram feitos 18 implantes, em pacientes entre 2 e 74 anos.
* "Nem sempre o ciúme é uma prova de amor: pode-se amar sem ter ciúme e pode-se ter ciúme sem amar." (Walther Waeny.)