Se o leitor passar pela área de alimentação de um shopping center nesta semana, preste bem atenção. Vai ver um surpreendente número de marmanjos comendo McLanche Feliz, o combinado infantil da rede de fast-food McDonalds. E não é por falta de fome: assim como as crianças, eles estão de olho no brinquedo os brindes da "família" do personagem Shrek. Não chega a ser incomum que tios e tias também consumam os lanches infantis, mas dessa vez parece estar havendo alguma febre. Assim vai acabar faltando pras crianças...
Por falar em shopping, quem passa por eles também está deixando umas moedinhas a mais. Depois de muita polêmica em torno da cobrança do estacionamento nesse tipo de local (foi há uns quatro anos, lembra?), as administradoras parecem agora estar muito à vontade com o assunto. Tanto que já estão reajustando os preços. Um deles, que cobrava três reais pelo período mínimo, passou a cobrar R$ 3,50 no dia 1.º de junho. Parece pouco, mas faça as contas: o aumento foi de 16,6%.
Responda rápido: Fiep significa Federação das Indústrias do Estado do Paraná ou Federação Internacional de Eventos Paranaenses? A agenda da instituição nos próximos meses inclui o Encontro Luso-Brasileiro de Negócios em Biocombustíveis (20 e 21 de junho), uma rodada de negócios com representantes do estado alemão de Baden-Württenberg (4 de julho) e uma missão comercial a Paris (de 17 a 20 de setembro). Sinal saudável de um desejo crescente de internacionalização nos negócios das empresas locais.
Atenção, jovens Einsteins! Está aberto até 22 de julho o cadastro para os professores que desejarem inscrever seus alunos na oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos quiserem para a primeira fase da OBF, cujas provas ocorrerão em agosto. A Sociedade Brasileira de Física, que organiza o evento, espera 100 mil participantes. Poderão participar alunos do ensino médio e da última série do fundamental. O credenciamento pode ser feito pelo site www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas.
Somente na última sexta-feira, dia 15, sete terremotos foram registrados no estado americano do Alasca. Todos de baixa intensidade entre 2,6 e 3,8 graus na escala Richter. A região está no extremo norte do Oceano Pacífico, a área do planeta com maior atividade sísmica do planeta. Outra região muito ativa, a Califórnia, teve quatro abalos no mesmo período. O sismo mais forte registrado na sexta, no entanto, foi em outra vizinhança: as ilhas Sandwich do Sul, em pleno Atlântico, quase na Antártida. Lá, o tremor foi de 5,4 graus. Em toda a semana passada, o abalo mais forte foi de magnitude 6,7 e ocorreu na quarta-feira, no litoral da Guatemala.
É praticamente impossível hoje participar de congressos ou seminários sem assistir ao documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore "Uma verdade inconveniente", sobre o aquecimento global. Os mais diversos temas de encontro o incluem na programação. O meio ambiente é o assunto da vez.
*** Um dia para a história da Astronomia: em 18 de junho de 1178, cinco monges católicos da Abadia de Canterbury relataram ter visto dois arcos de luz em forma de chifre surgindo do lado sombreado da Lua. Comentaristas modernos acreditam que a descrição registrada na crônica de Canterbury, escrita pelo abade Gervásio diz respeito à formação de uma cratera conhecida pelos estudiosos pelo nome de Giordano Bruno.
*** "Os hábitos são a vitória do tempo sobre a vontade." (Michel de Montaigne, escritor francês, 1533-1592.)
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião